0


O Dia Internacional da Mulher (8 de Março) é uma data comemorada em todo o mundo. Esta data também é comemorada nas Nações Unidas e é um feriado nacional em muitos países. Quando as mulheres em todos os continentes – muitas vezes divididas por fronteiras nacionais e étnicas, linguísticas, culturais, econômicas e políticas – se reúnem para celebrar o seu dia, estão seguindo uma tradição de séculos de luta por igualdade, justiça, paz e desenvolvimento.


Em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas começaram a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. Dois anos depois, em dezembro de 1977, a Assembléia Geral aprovou uma resolução proclamando um Dia das Nações Unidas para os Direitos da Mulher e da Paz Internacional a ser observado em qualquer dia do ano pelos Estados-Membros, de acordo com as suas tradições históricas e nacionais. Ao aprovar a resolução, a Assembléia Geral reconheceu o papel da mulher nos esforços de paz e desenvolvimento e pediu um fim à discriminação e um aumento de apoio para a participação plena e igualitária da mulher no cenário mundial.

O Dia Internacional da Mulher, refere-se às mulheres comuns como construtoras da história e está enraizado na luta secular das mulheres para participar na sociedade em igualdade de condições com os homens. Na Grécia antiga, Lisístrata começou  uma greve contra os homens, a fim de acabar com a guerra. Durante a Revolução Francesa (1789-1799), as mulheres parisienses pedindo "liberdade, igualdade, fraternidade" marcharam em Versalhes para exigir o sufrágio feminino – direito das mulheres ao voto.

A idéia de um dia internacional das mulheres surgiu no final do século XIX, numa época de expansão industrial e de turbulência política, com o crescimento da população e o surgimento de ideologias radicais.

Cronologia

1909: De acordo com um comunicado do Partido Socialista dos Estados Unidos da América,  em 28 de fevereiro se comemorou o primeiro Dia Nacional da Mulher, que continuou a ser celebrado no último domingo de fevereiro até 1913.

1910: A Internacional Socialista, reunida em Copenhague (capital da Dinamarca), proclamou o Dia da Mulher, em caráter internacional, como homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e ajudar a alcançar o sufrágio universal feminino. A proposta foi aprovada por unanimidade pela conferência de mais de 100 mulheres de 17 países, incluindo as três primeiras mulheres eleitas para o parlamento finlandês. Não se estabeleceu uma data fixa para a comemoração.

1911: Na sequência da decisão tomada em Copenhage em 1910, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela primeira vez  em 19 de Março de 1911, na Áustria, Dinamarca e Suíça, com reuniões com a participação de mais de 1 milhão de mulheres e homens. Além do direito de votar e ocupar cargos públicos, eles exigiram o direito ao trabalho digno, à formação profissional e a não discriminação no emprego.

Menos de uma semana depois, em 25 de março, mais de 140 jovens trabalhadoras, na sua maioria imigrantes italianas e judias, morreram no trágico incêndio de fábrica Triangle, em Nova York. Este evento teve um impacto significativo sobre a legislação de trabalho nos Estados Unidos, e as comemorações subseqüentes do Dia Internacional da Mulher fizeram referência às condições de trabalho que levaram àquele desastre.

1913-1914: Como parte dos movimentos de paz que surgiram às vésperas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), as mulheres russas celebraram seu primeiro Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro de 1913. No resto da Europa, as mulheres realizaram manifestações em torno de 8 de Março do ano seguinte (19414), para protestar contra a guerra ou para expressar solidariedade às outras mulheres.

1917: Em resposta aos 2 milhões de soldados russos mortos na guerra, as mulheres Russas novamente escolheram o último domingo de fevereiro e fizeram greve por "pão e paz". Os líderes russos se opuseram às reivindicações desse movimento, mas as mulheres não recuaram mesmo com a falta de apoio político. O resto é história: Quatro dias depois, o Czar foi forçado a abdicar eo governo provisório concedeu às mulheres o direito de votar. Aquele domingo histórico caiu em 23 de fevereiro no calendário juliano então usado na Rússia, e em 8 de março, de acordo com o calendário gregoriano utilizado em outros países.

Desde os primeiros anos, o Dia Internacional da Mulher assumiu uma nova dimensão global para as mulheres em países desenvolvidos e em desenvolvimento. A crescente movimentação internacional das mulheres, reforçada pela Organização das Nações Unidas através de quatro conferências mundiais sobre as mulheres, ajudou a tornar a comemoração de um ponto de encontro para esforços coordenados em nome dos direitos das mulheres e da participação na vida política e econômica. O Dia Internacional da Mulher é, cada vez mais, uma ocasião para refletir sobre os avanços conquistados, exigir mudanças e celebrar os atos de coragem e determinação de mulheres comuns que desempenharam um papel extraordinário na história dos direitos da mulher.

A ONU e a igualdade de gênero

A Carta das Nações Unidas, assinada em 1945, foi o primeiro acordo internacional para afirmar o princípio da igualdade entre mulheres e homens. Desde então, a ONU ajudou a criar um legado histórico de acordos e estratégias internacionais, além de normas, programas e metas para melhorar o estatuto das mulheres no mundo.

Ao longo dos anos, a ONU e suas agências técnicas têm promovido a participação das mulheres como parceiros iguais aos homens para atingir o desenvolvimento sustentável, a paz, a segurança eo pleno respeito pelos direitos humanos. O reconhecimento e respeito às mulheres continua a ser uma característica central dos esforços da ONU para enfrentar os desafios sociais, econômicos e políticos em todo o mundo.

Fonte: ONU (em inglês)

0 comentários:

Postar um comentário