0



O 5º ano B, da professora Paula Ribeiro, estudou sobre o Universo, Galáxias e Estrelas, e os alunos montaram interessantes maquetes com representações artísticas de nosso Sistema Solar.

Para começar esse trabalho, os alunos leram e discutiram o texto abaixo:


A origem do Universo

A palavra universo (do latim universus, "todo inteiro", composto de unus e versus) representa o conjunto de estrelas, planetas, galáxias e outros astros celestes inseridos no sistema espaço-temporal que obedecem às leis da física.
Não sabemos o tamanho do nosso Universo porque ele é muito vasto para ser medido. Ele pode ser infinitamente grande ou conter outros Universos.
crédito: Wikipedia
A teoria do Big Bang tenta explicar sua origem. Os astrônomos ponderam que seria lógico assumir que tudo começou com uma grande bola de fogo que se expandiu para formar o Universo.
Para os cientistas, tudo o que existe no universo veio de uma bolha que, há cerca de 10 ou 20 bilhões de anos, surgiu em um tipo de "sopa" quentíssima e começou a crescer, dando origem a toda a matéria que conhecemos.
Essa bolha era formada de partículas de luz e outras partículas minúsculas, que se criavam e se destruíam o tempo todo. Os cientistas chamam essa teoria que tenta explicar a origem de todas as coisas de Big Bang, expressão em inglês que quer dizer "Grande Explosão".
Mas nem todos os cientistas concordam sobre detalhes do Big Bang. Uns acreditam que a matéria existente no universo formou primeiramente as galáxias, que ficaram tão grandes que se quebraram e os pedaços viraram as primeiras estrelas. Outros acham que ocorreu o contrário: primeiro surgiram as estrelas e, aos poucos, elas foram se juntando e formaram as galáxias.
Há outras teorias para explicar a origem do universo, mas por enquanto o Big Bang é a teoria mais aceita.

Galáxias

Galáxias são aglomerados de bilhões de estrelas. Atualmente se sabe que existem bilhões de galáxias. A nossa galáxia chama-se Via Láctea, que significa “caminho de leite”. Sua forma é a de um disco em espiral. Existem vários outros formatos de galáxias diferentes da nossa.
Quando em noites escuras, sem lua, de céu estrelado, distante da iluminação artificial, avistamos uma faixa esbranquiçada que atravessa o céu, estamos vendo um dos braços da Via Láctea. É nessa parte que está o Sistema Solar.


Estrelas: astros que têm luz própria
O Sol

As estrelas não são eternas; ao contrário disso, nascem, vivem e morrem.
Quando dizemos que as estrelas nascem, estamos dizendo que elas se formam a partir da concentração de uma nuvem de gás. Essa nuvem vai sofrendo transformações durante milhares de anos, às vezes até um milhão de anos.
Ela fica cada vez menor e mais quente, tornando-se uma imensa produtora de luz. Essa fase é a mais longa da vida de uma estrela, que pode durar bilhões de anos. A partir daí, as estrelas começam a morrer, perdendo o brilho.
O nosso Sol  (do latim sol, solis) é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta.


Depois de lerem e discutirem o texto acima, os alunos também discutiram sobre os planetas do Sistema Solar, baseados na leitura de texto informático de livro paradidático, fizeram a identificação dos planetas na órbita do Sol e logo depois começaram a construir as maquetes, que podem ser vistas no gif abaixo:

As maquetes

0 comentários:

Postar um comentário