0

JOGO DE DOMINÓ

Os jogos de dominó são muito admirados pelas crianças. E quando adaptados aos blocos lógicos podem ser desenvolvidos de várias maneiras,a saber:

  • Com uma direção e, pelo menos, algumas diferenças ou semelhanças(uma, duas, três ou quatro); 
  • A criança precisa completar a sequência iniciada com uma peça que tenha, pelo menos, uma diferença ou mais, de acordo com o combinado; 
  • Com uma direção e quantidade de diferenças ou semelhanças determinadas (uma, duas, três ou quatro); 
  • A criança precisa completar a sequência iniciada com uma peça que tenha exatamente uma diferença ou mais, de acordo com o combinado; 
  • As duas situações anteriores podem ser realizadas nas duas direções.

SERPENTE COM UMA DIFERENÇA

Para este jogo o aluno já deve ter compreendido que para cada duas peças lógicas há pelo menos uma diferença.
Um aluno coloca uma peça dando-lhe a função de cabeça da serpente.
As outras deverão continuar a sequência de modo que a antecedente tenha apenas uma característica diferente. Ou seja, a segunda peça deverá ser diferente da primeira apenas uma característica, e assim por diante.
Exemplo:

  • círculo grande, amarelo e grosso; 
  • triângulo grande, amarelo e grosso; 
  • triângulo, pequeno, azul e grosso; 
  • triângulo grande, azul e grosso; 
  • retângulo grande, azul e grosso.

JOGO DA NEGAÇÃO

O professor mostra uma peça e pede para que as crianças digam tudo o que ela não é. Vendo um círculo azul, grande e fino, por exemplo, as crianças devem dizer que ele não é quadrado, não é retangular, não é triangular, não é grosso, não é pequeno, não é amarelo e não é vermelho.

O PRINCÍPIO DA CONTRADIÇÃO

A classe deve ser dividida em dois grupos e as 48 peças distribuídas de forma aleatória.
Após a divisão, cada grupo deve tentar ganhar, do adversário, uma peça que não possui. Só terá direito à peça desejada o aluno que nomear as quatro características dela.
Caso enumere as características de uma peça que seu grupo já possui, o jogador perde a chance da jogada. Ganha o jogo o grupo que, ao final, conquistar o maior número de peças.
O professor deve estipular um prazo para a duração da disputa.

JOGOS DE BINGO

A confecção é trabalhosa, mas o resultado é gratificante. Cada cartela deverá ter seis quadrados, cada um com quatro atributos correspondentes a uma das peças. Por meio da permutação de, pelo menos, um quadrado entre as cartelas, podem ser criadas diversas cartelas.
É importante observar o caso de cartelas repetidas, para evitar que várias crianças preencham várias cartelas ao mesmo tempo. As peças são colocadas em uma caixa ou em um saco e são sorteadas como num bingo tradicional. A criança deverá reconhecer a peça e
marcar o lugar exato e assim sucessivamente até completar a cartela. Vence a criança que completar a cartela primeiro que as demais.

Veja abaixo as fotos dos professores de 4º ano apresentando essas oficinas:

fonte:
MARTINS, Fernanda Medeiros Alves Besouchet. Dos blocos aos números: as operações lógicas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático da criança. In: Anais do IV Simpósio sobre Formação de Professores – SIMFOP Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus de Tubarão, 2012.

TOLEDO, Marília Barros de Almeida. Teoria e prática de matemática: como dois e dois, volume único: livro do professor. São Paulo: FTD, 2009.

0 comentários:

Postar um comentário