27 fevereiro 2013

Visita ao "Espaço Potencial"


Na tarde de ontem, 26/02, a responsável pela direção, Eliane, acompanhada pelas coordenadoras Simone e Solange e pela professora Vanessa Santos, visitou o Espaço Potencial. Elas foram recebidas pela coordenadora Lourdes e Adélia.



O Espaço Potencial
O Espaço Potencial é uma Associação Cívil de Direito Privado e Filantrópica, que tem por objetivo a defesa dos direitos da pessoa Autista na promoção da sua Educação, Formação Integral, Socialização, Inclusão Social e Saúde.
Tem um enfoque multi-disciplinar, com objetivo de proporcionar auto-conhecimento, desenvolver o equilíbrio interno e resgatar a autoconfiança do autista.
A criança e o jovem autista ou com transtornos do desenvolvimento se realizam pelo que são e por aquilo que gostam de fazer e por ser aceita em suas limitações.
O Espaço Potencial oferece atendimento pedagógico, de integração sensorial, atividades psicomotoras, avaliação e elaboração de programas individuais no treinamento e desenvolvimento das habilidades sociais da criança, além de orientação familiar.


O que é o autismo?
O autismo é uma alteração cerebral, uma desordem que compromete o desenvolvimento na tríade Comunicação, Comportamento e Interesse Social.

O que causa?
Ninguém sabe por que algumas pessoas têm autismo, e pode haver muitas causas diferentes. Os cientistas ainda estão tentando descobrir quais são as causas e como melhor ajudar as pessoas autistas.

Como identificar?
O diagnóstico geralmente é realizado por médicos psiquiatras e neurologistas, e, para o ingresso no Espaço Potencial, a criança deve vir com o diagnóstico médico e ainda deve passar por avaliação de uma equipe multiprofissional, como psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, fisioterapeuta e assistentes sociais.

Qual a prevalência?
É maior em meninos, numa proporção de três a quatro meninos para uma menina. Não há explicação para essa diferença.

Existe cura?
Não existe um tratamento que traga a cura ou elimine completamente os sintomas do autismo. Existem medidas psicopedagógicas e psicoterápicas que podem melhorar a integração social do autista. Há também medicações que reduzem a hiperatividade, agressividade e comportamento repetitivo, ajudando na socialização e aprendizagem.

Características do autismo

Como trabalha o Espaço Potencial?
As crianças são atendidas de forma individual, e são acompanhadas diariamente. É estimulado o desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas, equilíbrio pessoal e inserção social, visando à aquisição do conhecimento, habilidades e formação de seus hábitos e atitudes e ainda do despertar de suas potencialidades.
Busca a redução ou eliminação de comportamentos inadequados, centrado na estrutura de condutas e posturas, propiciando à criança sua independência, e à sua família qualidade de vida.

Quais as atividades desenvolvidas?
São realizadas por um grupo de profissionais: psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, psicopedagogo e educador social e físico, que busca a formação integral nas áreas da saúde, educação e socialização. Utiliza-se dos programas:
- TEACCH (Tratamento e educação para Autista e Crianças com Déficits  Relacionados à Comunicação).
- ABA (Análise aplicada do comportamento).
- PECS (Programa de comunicação Alternativa Suplementar).
- Son-Rise: Uma abordagem altamente inovadora e dinâmica ao tratamento do autismo e outras dificuldades de desenvolvimento.
- Ecoterapia: Por meio de cavalos, visa o bem estar físico e emocional, supera os danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais.
- Apoio familiar: De forma individual e grupal, via orientação, acompanhamento, acompanhamento psicossocial e encaminhamento à intervenção terapêutica, a fim de minimizar as dificuldades vivenciadas por elas e o fortalecimento familiar.

Contato
Espaço Potencial
Rua Cel. José Braz, 1131
CEP 17502-010
(14) 3316 0623 / 3316 0624
www.espacopotencial.org.br
espacopotencial2010@hotmail.com
Marilia-SP

fonte: Espaço Potencial, Marília

26 fevereiro 2013

Imagens fatiadas


Colagem com Estrias
Materiais:
  • Papel sulfite




  • Revistas




  • Cola




  • Régua




  • Tesoura sem ponta



  • Modo de fazer:
    1º. Escolha uma figura de revista.
    2º. Utilizando uma régua, recorte em tiras a figura escolhida.
    3º. Cole as tiras sobre o papel, com intervalos de 0,5 cm, esticando a figura.
    Mural da sala com os trabalhos produzidos
    Sugestões: as tiras podem ser cortadas na vertical ou horizontal e coladas de forma regular ou desencontrada criando divertidas figuras e efeito de venezianas.
    Atividade realizada pelo 5º ano B, da professora Paula Ribeiro

    21 fevereiro 2013

    Água: na vida e na arte



    No próximo dia 22 de março será comemorado o Dia Mundial da Água. 2013 é também o Ano Internacional de Cooperação pela Água. As iniciativas, coordenadas pela UNESCO, pretendem chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. Nossa dica é que você trabalhe o tema também nas suas aulas de Artes. Comece pelo material educativo do documentário "Rubens Matuck: a aquarela no Brasil". Técnica milenar disseminada pelo Oriente, a aquarela tem no encontro dos pigmentos com a água, a magia de criar mundos e fantasias, inclusive presentes na produção de filmes e livros infantis. Uma proposta de atividade prática para ampliar a percepção de seu aluno é experimentar materiais transparentes que remetam à visualidade da água. Um pirex com água, conta-gotas com tinta transparente e pedaços de papel celofane podem gerar efeitos interessantes quando projetados na parede por meio de um retroprojetor. A partir destas transparências, forneça aos alunos pequenos papéis que servirão de suporte à pintura de aguadas ou aquarelas. Para saber mais, consulte também na DVDteca Arte na Escola os títulos: "AQUARELA: técnica em evolução" e "Amelia Toledo: razão e intuição". fonte: Arte na Escola