27 março 2013

Coordenação Motora

Muito tempo atrás, quando computador era coisa de filme de ficção científica e tínhamos nas escolas apenas o quadro negro e os cadernos, desenvolvíamos a coordenação motora com o clássico "onda vai, onda vem".

Hoje nossas crianças têm computadores, notebooks, netbooks, tablets e etc... mas ainda precisamos ajudar nossos alunos a desenvolverem sua coordenação motora.

Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Podemos perceber uma boa coordenação motora verificando a agilidadevelocidade e a energia que se demonstra. (Wikipedia)
Ter uma boa coordenação motora sempre foi importante, especialmente em tempos de smartphones com telas sensíveis ao toque. 

Nas aulas de informática, onde os meios de interação com os computadores são o teclado e o mouse, aprender a utilizá-los de forma eficiente é uma tarefa que parece simples, mas não pode ser negligenciada.
As aulas de 1º ano começam com a apresentação do laboratório, estabelecimento das regras e apresentação das peças do computador e suas funções. É muito comum que alguns alunos, na euforia do primeiro contato com os recursos, atribuam o nome "mouse" ao teclado, ou então que chamem o monitor de "computador", etc.

Depois que os alunos relacionam corretamente os nomes às partes, utilizamos um projeto multimídia do Visual Class para trabalhar a coordenação motora através do mouse. Esse projeto tem vários jogos de liga-ponto, com os quais trabalhamos principalmente as habilidades de mover o cursor e clicar.
É gratificante ver os rostinhos contentes dos alunos quando descobrem que para fazer a "flechinha" do mouse subir na tela não precisa levantar o mouse, tirando-o da mesa, mas basta empurrá-lo para a frente!

Essa associação de movimentos em planos perpendiculares é complexa, e jogos de liga ponto são uma forma divertida para as crianças aprenderem a controlar o mouse e as mãos. É visível, em sala de aula, que melhorar o controle do mouse melhora também a grafia convencional.

Vamos treinar o uso do mouse?



26 março 2013

O Universo




O 5º ano B, da professora Paula Ribeiro, estudou sobre o Universo, Galáxias e Estrelas, e os alunos montaram interessantes maquetes com representações artísticas de nosso Sistema Solar.

Para começar esse trabalho, os alunos leram e discutiram o texto abaixo:


A origem do Universo

A palavra universo (do latim universus, "todo inteiro", composto de unus e versus) representa o conjunto de estrelas, planetas, galáxias e outros astros celestes inseridos no sistema espaço-temporal que obedecem às leis da física.
Não sabemos o tamanho do nosso Universo porque ele é muito vasto para ser medido. Ele pode ser infinitamente grande ou conter outros Universos.
crédito: Wikipedia
A teoria do Big Bang tenta explicar sua origem. Os astrônomos ponderam que seria lógico assumir que tudo começou com uma grande bola de fogo que se expandiu para formar o Universo.
Para os cientistas, tudo o que existe no universo veio de uma bolha que, há cerca de 10 ou 20 bilhões de anos, surgiu em um tipo de "sopa" quentíssima e começou a crescer, dando origem a toda a matéria que conhecemos.
Essa bolha era formada de partículas de luz e outras partículas minúsculas, que se criavam e se destruíam o tempo todo. Os cientistas chamam essa teoria que tenta explicar a origem de todas as coisas de Big Bang, expressão em inglês que quer dizer "Grande Explosão".
Mas nem todos os cientistas concordam sobre detalhes do Big Bang. Uns acreditam que a matéria existente no universo formou primeiramente as galáxias, que ficaram tão grandes que se quebraram e os pedaços viraram as primeiras estrelas. Outros acham que ocorreu o contrário: primeiro surgiram as estrelas e, aos poucos, elas foram se juntando e formaram as galáxias.
Há outras teorias para explicar a origem do universo, mas por enquanto o Big Bang é a teoria mais aceita.

Galáxias

Galáxias são aglomerados de bilhões de estrelas. Atualmente se sabe que existem bilhões de galáxias. A nossa galáxia chama-se Via Láctea, que significa “caminho de leite”. Sua forma é a de um disco em espiral. Existem vários outros formatos de galáxias diferentes da nossa.
Quando em noites escuras, sem lua, de céu estrelado, distante da iluminação artificial, avistamos uma faixa esbranquiçada que atravessa o céu, estamos vendo um dos braços da Via Láctea. É nessa parte que está o Sistema Solar.


Estrelas: astros que têm luz própria
O Sol

As estrelas não são eternas; ao contrário disso, nascem, vivem e morrem.
Quando dizemos que as estrelas nascem, estamos dizendo que elas se formam a partir da concentração de uma nuvem de gás. Essa nuvem vai sofrendo transformações durante milhares de anos, às vezes até um milhão de anos.
Ela fica cada vez menor e mais quente, tornando-se uma imensa produtora de luz. Essa fase é a mais longa da vida de uma estrela, que pode durar bilhões de anos. A partir daí, as estrelas começam a morrer, perdendo o brilho.
O nosso Sol  (do latim sol, solis) é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta.


Depois de lerem e discutirem o texto acima, os alunos também discutiram sobre os planetas do Sistema Solar, baseados na leitura de texto informático de livro paradidático, fizeram a identificação dos planetas na órbita do Sol e logo depois começaram a construir as maquetes, que podem ser vistas no gif abaixo:

As maquetes

Eleição do Grêmio

Escolher nossos representantes através do voto é uma das formas de fazer valer nossa cidadania, e com nossos alunos não é diferente.

Desde o dia 18 de março os alunos estão se movimentando para a eleição do Grêmio Estudantil, órgão de representação dos alunos junto à direção da escola.

Na semana passada, entre 18 e 22 de março, os representantes de sala do 2º ao 5º organizaram-se em duas chapas, Juntos pela Escola e Salvadores da Escola, e deram início ao período de campanha.
Todas as salas votantes, dos dois períodos, foram visitadas pelas chapas, que apresentaram suas propostas e pediram votos.
Passado o período eleitoral, ontem foi o tão esperado dia da Eleição.
Como nos anos anteriores, a eleição ocorreu no laboratório de informática, onde um dos computadores foi utilizado como urna eletrônica. Para isso, utilizamos um projeto multimídia desenvolvido no software de autoria Visual Class, que garantiu o unidade e segredo do voto e a agilidade na apuração.

Parabéns aos alunos que se candidataram, parabéns aos alunos que votaram.
A vitória maior foi da Cidadania exercida pelos alunos!

25 março 2013

TGD - Transtorno Global do Desenvolvimento (Autismo)

Atualmente nossa escola conta com vinte e três alunos diagnosticados com algum tipo de deficiência, síndrome ou transtorno.  Desses, seis possuem o Transtorno do Espectro do Autismo

De acordo com o Guia Prático: Autismo de Ana Maria S. Ros de Mello: 
 “O autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há quase seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder.
Atualmente, embora o autismo seja bem mais conhecido, tendo inclusive sido tema de vários filmes de sucesso, ele ainda surpreende pela diversidade de características que pode apresentar e pelo fato de, na maioria das vezes, a criança autista ter uma aparência totalmente normal.
Ultimamente não só vem aumentando o número de diagnósticos, como também estes vem sendo concluídos em idades cada vez mais precoces, dando a entender que, por trás da beleza que uma criança autista pode ter e do fato de o autismo ser um problema de tantas faces, as suas questões fundamentais vêm sendo cada vez reconhecidas com mais facilidade por um número maior de pessoas.
Provavelmente é por isto que o autismo passou mundialmente de um fenômeno aparentemente raro para um muito mais comum do que se pensava.
O autismo intriga e angustia as famílias e a escola, pois a pessoa autista, geralmente, tem uma aparência harmoniosa e ao mesmo tempo um perfil irregular de desenvolvimento, com bom funcionamento em algumas áreas enquanto outras se encontram bastante comprometidas.
O autismo se diferencia do retardo mental porque, enquanto no primeiro a criança apresenta um desenvolvimento uniformemente defasado, no autismo o perfil de desenvolvimento é irregular e pode ser desafiadoramente irregular, deixando os pais, e muitas vezes também alguns profissionais, perplexos”.
O autismo também é uma desordem global do desenvolvimento. Em outras palavras, é uma alteração que afeta a capacidade da pessoa comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente – segundo as normas que regulam estas respostas. 
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. 
Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de Espectro Autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo.
Alguns mitos comuns sobre o autismo ainda permeiam o senso comum da sociedade, incluindo de alguns profissionais em educação. Um deles é de que pessoas autistas vivem em seu “mundo próprio” interagindo com o ambiente que criam e isto não é verdade. Se, por exemplo, uma criança autista fica isolada em seu canto observando as outras crianças brincarem, não é porque ela está desinteressada nessas brincadeiras ou porque vive em seu mundo, é porque simplesmente ela tem dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa.
Outro mito comum é de que quando se fala em uma pessoa autista geralmente se pensa em uma pessoa deficiente intelectual que sabe poucas palavras (ou até mesmo que não sabe nenhuma). A dificuldade de comunicação, em alguns casos, está realmente presente, mas como dito anteriormente nem todos são assim: é difícil definir se uma pessoa tem deficiência intelectual se nunca teve oportunidades de interagir com outras pessoas ou com o ambiente.

Psicólogo Gilson Cardoso
Diante desta realidade, constatamos a importância de três caminhos a serem conscientemente buscados: 
  • CONHECER a questão do autismo, 
  • ADMITIR a questão do autismo e 
  • BUSCAR APOIO e ORIENTAÇÃO de profissionais nas diversas áreas para convivermos com ela da melhor maneira possível para desenvolvermos adequadamente um trabalho educacional com essa crianças.
O primeiro profissional convidado para nos auxiliar nessa empreitada foi o Psicólogo Gilson Cardoso, do CAP, que prontamente e como sempre, atendeu nossa solicitação, realizando uma palestra aos professores no HEC do dia 21 de março.

Palestra do Psicólogo Gilson, no Laboratório de Informática

Veja abaixo um dos vídeos utilizados na apresentação:



22 março 2013

Dia Mundial da Água


Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Nesse período vários Estados foram convidados, como se fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21. 
A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:

  • Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
  • Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;
  • Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado;

Os temas dos DMA anteriores foram:
  • 2013: Cooperação pela água
  • 2012: Água e segurança alimentar
  • 2011: Água para cidades: respondendo ao desafio urbano
  • 2010: Água limpa para um mundo saudável
  • 2009: Águas Transfronteiriças: a água da partilha, partilha de oportunidades.
  • 2007: Lidando com a escassez de água
  • 2006: Água e cultura
  • 2005: Água para a vida
  • 2004: Água e desastres
  • 2003: Água para o futuro
  • 2002: Água para o desenvolvimento
  • 2001: Água e saúde
  • 1999: Todos vivem rio abaixo
  • 1998: Água subterrânea: o recurso invisível
  • 1997: Águas do Mundo: há suficiente?
  • 1996: Água para cidades sedentas
  • 1995: Mulheres e Água
  • 1994: Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um.
A partir de 2001 ficou restrito a cada país a adoção da Agenda 21.


fonte: Wikipedia

21 março 2013

Dia Internacional da Síndrome de Down

O dia 21 de março é uma data importante: é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Será que você tem algum amigo com Síndrome de Down? Já parou para pensar no que é isso?

A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Isso quer dizer que a síndrome não é resultado da ação ou do descuido de mães ou pais, como muitos pensam. E nem é uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). Só para você ter uma idéia, de cada 700 bebês que nascem, UM tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê Down. Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética, portanto não há como evitar.

Genética

Você já deve ter ouvido falar que todas as características de uma pessoa - a cor da pele, dos olhos, o tipo e cor dos cabelos, a altura e tudo mais – são herdados (transmitidas) dos pais, certo? Como? Por meio dos genes. São os genes, presentes nos cromossomos, que carregam tudo o que somos. Cromossomos são pedacinhos do núcleo das células que contém as características que cada um de nós herda do pai e da mãe.

Mas mesmo sabendo que existem semelhanças entre as pessoas com Down, não há exames que determinem, no nascimento, como a pessoa (criança, depois adolescente e adulto) vai evoluir durante a sua vida.  Mas hoje, com as descobertas da medicina, sabe-se que para a criança down desenvolver todo seu potencial é importante que, desde cedo, seja amada e estimulada pelos pais, irmãos e profissionais habilitados.

A alteração genética das crianças com Down faz com que todas elas sejam muito parecidas e tenham as seguintes características:

1 - hipotonia (flacidez muscular, o bebê é mais molinho);
2 - comprometimento intelectual (a pessoa aprende mais devagar);
3 - aparência física (uma das características físicas são os olhinhos puxados).

Aceitar as diferenças

Atualmente, a Síndrome de Down é mais conhecida, o que permite mais qualidade de vida, melhores chances e desenvolvimento para os portadores. Mas, infelizmente, esse avanço ainda não foi suficiente para acabar com um dos principais obstáculos que as pessoas com Down enfrentam: o preconceito.

O fim da exclusão

Já houve várias novelas e filmes que mostraram que os portadores da síndrome podem ter uma vida normal, embora necessitem de cuidados. Há alguns anos, a novela "Páginas da Vida" mostrou a menina Clara, uma criança com Síndrome de Down. Até alguns anos atrás, poucos sabiam que quem possui a síndrome é capaz de trabalhar e até de atuar como fez a atriz mirim Joana Mocarzel, que representou a Clara.

Sabia que existem ações para diminuir a exclusão social da pessoa com Down? Confira quais são:
- a transmissão das informações corretas sobre o que é a síndrome;
- o convívio social;
- a garantia de espaço para participar de programas voltados ao lazer, à recreação, ao turismo e à cultura;
- capacitação de profissionais de Recursos Humanos para avaliar adequadamente pessoas com Síndrome de Down, entre outras.

A data

O dia 21 de março foi escolhido pela associação "Down Syndrome International" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03).

fonte: Plenarinho

20 março 2013

Eleição do Conselho de escola


Conselho de Escola

Na noite do dia 13 de março elegeu-se o Conselho de Escola, outro importante colegiado formado por pais de alunos, funcionários e professores, que apoia as atividades escolares.

Com os pais, funcionários e professores reunidos no pátio da escola, a responsável pela direção Eliane explicou aos presentes as atribuições desse conselho, que, segundo o Regimento Escolar, são as seguintes:

Art. 17: O Conselho de Escola, articulado ao núcleo de direção, presidido pelo diretor de escola, constitui-se colegiado de natureza consultiva e deliberativa, formado por representantes de todos os seguimentos da comunidade escolar.

Art. 18: O conselho de escola tomará suas decisões respeitando os princípios e diretrizes da política educacional e da proposta pedagógica da escola.

Art. 19: Poderá elaborar seu próprio estatuto e delegar atribuições a comissões e subcomissões.

Art. 20: Deverá instituir a comissão de normas e convivência com as seguintes atribuições:
I - Analisar e julgar toda infração ao Regime Escolar, para aplicação de penalidade ou encaminhamento a autoridade competente, salvo quando considerar [que a infração foi] grave, caso em que será ouvido o Conselho Pleno;
II - Analisar e julgar os pedidos de justificativas de faltas de alunos para fins de compensação de ausência;
III - Julgar todos os procedimentos que atentem contra as normas de convivência da escola.


Assim como a APM, o eleitos para compor o Conselho de Escola têm mandato de um ano.

18 março 2013

Eleição da APM


Associação de Pais e Mestres

Na noite do dia 12 de março realizou-se, no pátio de nossa escola, a eleição da APM - Associação de Pais e Mestres, para o mandato de 1 ano, com a possibilidade de recondução ao cargo por mais um ano.
No início da reunião, a diretora Rose apresentou aos pais e funcionários as atribuições desse colegiado que seria eleito logo mais, explicando sua importância ao bom andamento das atividades escolares.


A APM tem como finalidade:

1. Colaborar no aprimoramento do processo educacional;
2. Auxiliar a escola a atingir seus objetivos educacionais, contribuindo para a construção do projeto pedagógico;
3. Representar as aspirações da comunidade e dos pais de alunos junto à escola;
4. Constituir o elo entre a equipe escolar, as famílias e a comunidade, contribuindo para:
  • Diagnóstico e solução de problemas relativos a inter-relação dos diversos grupos;
  • Mobilizar recursos, aplicar verbas e auxiliar a escola;
  • Melhoria do ensino;
  • Desenvolvimento de atividades assistenciais;
  • Conservação e manutenção do prédio;
  • Programação de atividades cívicas, culturais, desportivas, sociais, comunitárias e de lazer;
  • Manter contato com entidades públicas e privadas;
  • Colaborar com as demais instituições da escola;
  • Firmar parcerias, convênios ou contratar a prestação de serviços;
  • Divulgar eventos da entidade e incentivar a participação da comunidade.


A APM constitui-se de três órgãos: Assembleia Geral, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

Eleitos por voto aberto, a APM ficou assim constituída:


Diretoria Executiva

Presidente: (Diretora) Rosemary Corrêa Galvão de Castro Batista

Vice-Presidente (pai): Valdete Silvia de Souza Maciel

Secretário: (prof.) Denise dos Reis Pereira Françozo

Primeiro Tesoureiro (pai): Paula Ribeiro Bernardes da Silva

Segundo Tesoureiro (prof.): Janice Ribeiro Grando

Vogal (prof.): Vanessa Cristina dos Santos

Vogal (prof.): Eloísa do Rosário Rodrigues Fernandes

Vogal (pai): Maria Lucia Pereira Benevides dos Santos

Vogal (pai): Jaqueline Miranda Caetano

Conselho Fiscal

Pais: Andréia Aparecida Torres, Elisângela Jacinto dos Santos Cândido e Valéria Cristina Sanches
Funcionários: Rosimeire Garcia Vieira e Cristiana Rezende de Lira Teixeira

Família de gatos

 Família de Gatos, de Aldemir Martins
Trabalhando a sensibilidade e o traçado livre, os alunos do 5º ano D, da professora Filomena, tiveram seu primeiro contato com a obra do cearense Aldemir Martins.

Aldemir Martins (1922 -2006) foi um artista plástico brasileiro, ilustrador, pintor e escultor autodidata, de grande renome e fama no país e exterior. Foi o primeiro brasileiro a ganhar um prêmio na Bienal de Veneza.

fonte: Ensinando com Carinho, Wikipedia

14 março 2013

Estamos no Face!



Estamos no face!

Uma das primeiras implementações de divulgação em nosso blog nesse ano de 2013 foi o compartilhamento de postagens: logo abaixo do título de cada post de nosso blog há os botões Curtir e Enviar, para você compartilhar em seu perfil do facebook aquilo que você achar interessante.
Isso é muito útil, mas fomos além: desde a manhã de hoje, 14 de março, nossa escola tem uma fanpage!
É a EMEF Américo Capelozza mais próxima de alunos, pais, professores, funcionários e colaboradores.

Redes Sociais

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. 
Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações."
As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, MySpace, Twitter), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
fonte: Wikipedia

11 março 2013

Um novo dia


A New Day - Romero Brito
Trabalhando com Arte e Matemática: estimulando a sensibilidade e a percepção de emoções e sentimentos e, ao mesmo tempo, descobrindo como usar a régua para realizar medições e traçar retas.



fonte: Ensinando com Carinho

07 março 2013

8 de março - Dia Internacional da Mulher



O Dia Internacional da Mulher (8 de Março) é uma data comemorada em todo o mundo. Esta data também é comemorada nas Nações Unidas e é um feriado nacional em muitos países. Quando as mulheres em todos os continentes – muitas vezes divididas por fronteiras nacionais e étnicas, linguísticas, culturais, econômicas e políticas – se reúnem para celebrar o seu dia, estão seguindo uma tradição de séculos de luta por igualdade, justiça, paz e desenvolvimento.

Conhecendo um pouco melhor: Wassily Kandinsky


"Conhecendo um pouco melhor..."

Wassily Kandinsky
Esse é o nome do projeto de artes das professoras Jamaica (3º ano E) e Gláucia (3º ano F), que tem como objetivo estudar a vida e obra de grandes nomes das artes plásticas e da literatura.

No primeiro bimestre o escolhido foi Wassily Kandinsky, pintor russo que viveu entre 1866 e 1944 e foi o responsável por introduzir a abstração no campo das artes visuais. Seus quadros são ricos em cores e linhas.

Na primeira aula, a atividade proposta foi fazer um desenho abstrato utilizando apenas as cores primárias.

Aproveitando a oportunidade, as professoras também trabalharam as misturas das cores primárias para a obtenção de outros cores.

Como a maioria dos alunos não conhecia o significado da palavra "abstrato", a aula começou por aí: em se tratando de arte, abstrato é qualquer tipo de representação que não se prende à realidade tangível.

Os alunos desenharam sobre papel colorset amarelo, utilizando tinta guache e os próprios dedos. Vocês pdem conferir algumas dessas obras de arte abstrata, cheias de criatividade e imaginação, clicando no link a seguir.

O Lago de Leite


Diretamente do Blog Ensinando com Carinho, da professora Filomena do 5º ano D, o vídeo que ela montou depois da primeira atividade de leitura e compreensão de texto com trabalho de ilustração.



fonte:O Lago de Leite

01 março 2013

Classes e Ordens


Para facilitar a compreensão do Sistema de Numeração Decimal, entendendo como ele é composto em suas diversas classes e ordens, a professora Viviani Novaes, do 5º ano C realizou a atividade que descrevemos nesse post.
Com EVA colorido, caneta hidrocor, régua e criatividade, ela montou um Quadro Valor e Lugar (QVL), como o da figura abaixo.


Nessa atividades os alunos participam ativamente realizando composição, decomposição, leitura e escrita de números por meio do recurso material produzido pela professora.

Após refletirem sobre a composição do sistema de numeração decimal e sua característica principal que é o valor posicional dos algarismos, os alunos realizaram e propuseram diversos desafios entre si, como, por exemplo, escrever o maior numero que tenha 4 ordens, escrever o menor número que tenha 3 classes, etc.

A inspiração dessa atividade foi suplementar o AM nº 1 – Ordens e Classes, e o AM nº 2 – Os números do metrô, e o resultado foi aprimorar o ensino desse assunto que assombra muitas pessoas até hoje, afinal, quem nunca teve dificuldades com Classes e Ordens?

Ele voltou!





Informações: http://www.dengue.org.br/index.html