26 novembro 2013

Entrega das medalhas de 3º lugar ao 3º ano E

Faça a sua parte, se doe sem medo. 
O que importa mesmo é o que você é... mesmo que outras pessoas não se importem.
Atitudes simples podem melhorar sua vida.
Você nunca sabe que resultados virão da sua ação.
Mas se você não fizer nada,não existirão resultados. 
Espalhe esta ideia.
Transforme o mundo, a partir de você.
Seja a mudança que você deseja para o mundo.
(Mahatma Gandhi)



O projeto Multimídia Interativa na Educação Fundamental, que representou nossa escola no Concurso Multimídia, pode ser visto aqui.

20 novembro 2013

Consciência!



Qual a origem do Dia da Consciência Negra? 

Data é celebrada em 20 de novembro para lembrar Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado por tropas coloniais em 1695 

Na década de 1970, um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul cunhou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra: uma data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em nacional.
Segundo a historiadora da Fundação Cultural Palmares, Martha Rosa Queiroz, a data é uma forma encontrada pela população negra para homenagear o líder na época dos quilombos, fortalecendo assim mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil e também reforçando as lideranças atuais. "É o dia de lembrar o triste assassinato de Zumbi, que é considerado herói nacional por lei, e de combate ao racismo", afirma. A lei federal de 2011 (12.519) institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. A adoção dos feriados fica por conta de leis municipais. Diversas atividades são realizadas na semana da data como cursos, seminários, oficinas, audiências públicas e as tradicionais passeatas.
O Quilombo dos Palmares ficava onde hoje se encontra o estado de Alagoas e é considerado o maior quilombo territorial e temporal do Brasil, pois durou cerca de 100 anos. Em seu auge, chegou a abrigar de 25 mil a 30 mil negros. "Funcionava como um Estado dentro de outro Estado. Os negros fugiam do sistema escravista e se refugiavam em uma área de difícil acesso, mas com solo muito rico", conta.
Mas como a comunidade dos quilombos conseguiu resistir por um século contra o exército brasileiro, que utilizou canhões pela primeira vez em tentativas de destruir o quilombo? "O quilombo possuía um corpo bélico, com armas adquiridas por meio de trocas com fazendeiros do entorno, pela comida que produziam e também por assaltos', explica Martha.

O quilombo também contava com uma rede de informação grande, onde negros ainda na condição de escravos passavam informações antes das tropas chegarem ao local. A prática de guerra adotada era a guerrilha, quando o atacado recua antes do inimigo chegar, deixando o local vazio. "No mundo, existem outras experiências de quilombos e utilização de datas importantes da cultura negra. Mas o Brasil se destaca pelo uso que faz do 20 de novembro e pela dimensão que ele tomou".


Fonte

05 novembro 2013

Atividades com o Sistema de Numeração Decimal



Nos últimos HECs a coordenadora Paula Ribeiro desenvolveu com nossos professores várias atividades envolvendo o Sistema de Numeração Decimal e, nos próximos dias, faremos postagens individuais com essas atividades.

Ligue o som e confira abaixo um vídeo com os melhores momentos desses encontros:



Próximas postagens

  1. Embalar palitos
  2. Formando rodinhas
  3. Bazar de compra e venda
  4. Tira 10
  5. Criação, objetivos e organização do Material Dourado
  6. Jogo livre
  7. Montagem
  8. Ditado
  9. Fazendo trocas
  10. Fazendo 'destrocas'
  11. Vamos fazer um trem?
  12. Um trem especial
  13. Jogo de retirar
  14. Jogo dos cartões
  15. Partindo de cubinhos
  16. Valor absoluto e valor relativo
  17. O detetive
  18. Reflexão sobre as ideias envolvidas nas operações: Adição
  19. Reflexão sobre as ideias envolvidas nas operações: Subtração
  20. Reflexão sobre as ideias envolvidas nas operações: Multiplicação
  21. Reflexão sobre as ideias envolvidas nas operações: Divisão
  22. A adição com Material Dourado
  23. A subtração com Material Dourado
  24. A multiplicação com Material Dourado
  25. A divisão com Material Dourado

01 novembro 2013

Multimídia Interativa na Educação Fundamental



Nossa escola participa do Concurso Multimídia promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Marília com o projeto "Multimídia Interativa na Educação Fundamental", desenvolvido pela professora Gláucia, do 3º ano E.
Tivemos mais de um professor interessado em representar a escola, então nosso instrutor de informática preparou um vídeo de 10 minutos para cada projeto inscrito, e os professores escolheram, em HEC, qual deles nos representaria.
Confira abaixo o vídeo enviado à SME para nos representar:


Nesse projeto, a professora Gláucia estudou com seus alunos a vida e obra da artista brasileira Tarsila do Amaral.
Inicialmente  a ideia era fazer um trabalho de artes que envolvesse várias disciplinas. A professora pesquisou sobre Tarsila do Amaral para abordar a cultura brasileira na disciplina História, as formas geométricas do cubismo em Matemática e a biografia da artista e textos sobre suas obras em Língua Portuguesa.
A professora dividiu a sala em grupos que ficaram responsáveis por pesquisar na internet alguns temas relacionados à artista: biografia, curiosidades e características das obras, enquanto outros alunos ficaram incumbidos de fazer as reproduções das obras no programa Paint.
Além da digitação, que os alunos já dominam, eles também aprenderam a abrir pastas, copiar e colar arquivos e fragmentos de textos.
Com os dados coletados e as reproduções feitas, passou-se à elaboração da apresentação. Para isso o instrutor de informática ensinou os alunos a trabalharem com o OpenOffice Impress, editor de apresentações gratuito e semelhante ao PowerPoint. 
Em apenas uma aula eles aprenderam os fundamentos do programa e já começaram a montar a apresentação.
A professora deixou que os alunos montassem os slides sozinhos, atuando como mediadora desse processo de criação, incentivando e instigando a autonomia das crianças, o trabalho em grupo, a discussão das ideias e principalmente a imaginação, pois um trabalho com recursos multimídia possibilita que o aluno tenha várias ideias.
É notório que o interesse e a participação dos jovens estudantes se intensifica ao utilizarem o computador e a internet, pois são recursos que fazem parte de seu cotidiano e, na escola, devem ser utilizados pois contribuem positivamente no processo de ensino-aprendizagem.
O projeto teve seu desfecho com a apresentação dos alunos do 3º ano E às outras turmas de seu período.


Tarsila do Amaral


Tarsila do Amaral
(1886 - 1973)
Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha). Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador). Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo. Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933). No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930. Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos.

Os alunos do 3º ano E, da Prof.ª Gláucia, estudaram a artista e fizeram reproduções de suas obras utilizando o programa Paint.

Confira abaixo algumas dessas releituras:












Em breve postaremos mais informações desse projeto que representa nossa escola no Concurso Multimídia 2013 promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Marília.