13 dezembro 2013
12 dezembro 2013
09 dezembro 2013
FORMATURA DO 5º ANO: COMUNICADO IMPORTANTE
Senhores pais:
Infelizmente informamos que a previsão do tempo para os próximos dias é de chuva. Desta forma, realizaremos a formatura internamente, somente com a presença dos alunos dos 5ºs anos.
Para minimizarmos a frustração das crianças, faremos uma festa em homenagem aos formandos no dia 12/12/2013 (quinta-feira), no horário normal de aula de cada período.
Em caso de dúvidas, solicitamos que entrem em contato com a escola pelo telefone 3481-8864.
Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão.
Equipe EMEF Prof. Américo Capelozza
Infelizmente informamos que a previsão do tempo para os próximos dias é de chuva. Desta forma, realizaremos a formatura internamente, somente com a presença dos alunos dos 5ºs anos.
Para minimizarmos a frustração das crianças, faremos uma festa em homenagem aos formandos no dia 12/12/2013 (quinta-feira), no horário normal de aula de cada período.
Em caso de dúvidas, solicitamos que entrem em contato com a escola pelo telefone 3481-8864.
Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão.
Equipe EMEF Prof. Américo Capelozza
Formatura dos 5ºs anos
A cerimônia de Formatura dos nossos alunos de 5º ano será hoje - 9/12, a partir das 19:30h, nas dependências de nossa escola, localizada à rua Pacaembu nº 691 - Jd Lavínia.
Parabéns aos alunos que concluíram essa importante etapa de sua formação pessoal, e especial agradecimento às professoras Érica (5º ano A), Paula e Denise (5º ano B), Viviani (5º ano C), Filomena (5º ano D) e Camila (5º ano E) pelo excelente trabalho desenvolvido nesse ano letivo de 2013.
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
(Cora Coralina)
06 dezembro 2013
Chapeuzinhos Vermelhos
26 novembro 2013
Entrega das medalhas de 3º lugar ao 3º ano E
Faça a sua parte, se doe sem medo.
O que importa mesmo é o que você é... mesmo que outras pessoas não se importem.
Atitudes simples podem melhorar sua vida.
Você nunca sabe que resultados virão da sua ação.
Mas se você não fizer nada,não existirão resultados.
Espalhe esta ideia.
Transforme o mundo, a partir de você.
Seja a mudança que você deseja para o mundo.
(Mahatma Gandhi)
O projeto Multimídia Interativa na Educação Fundamental, que representou nossa escola no Concurso Multimídia, pode ser visto aqui.
20 novembro 2013
Consciência!
Qual a origem do Dia da Consciência Negra?
Data é celebrada em 20 de novembro para lembrar Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado por tropas coloniais em 1695
Na década de 1970, um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul cunhou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra: uma data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em nacional.
Segundo a historiadora da Fundação Cultural Palmares, Martha Rosa Queiroz, a data é uma forma encontrada pela população negra para homenagear o líder na época dos quilombos, fortalecendo assim mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil e também reforçando as lideranças atuais. "É o dia de lembrar o triste assassinato de Zumbi, que é considerado herói nacional por lei, e de combate ao racismo", afirma. A lei federal de 2011 (12.519) institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. A adoção dos feriados fica por conta de leis municipais. Diversas atividades são realizadas na semana da data como cursos, seminários, oficinas, audiências públicas e as tradicionais passeatas.
O Quilombo dos Palmares ficava onde hoje se encontra o estado de Alagoas e é considerado o maior quilombo territorial e temporal do Brasil, pois durou cerca de 100 anos. Em seu auge, chegou a abrigar de 25 mil a 30 mil negros. "Funcionava como um Estado dentro de outro Estado. Os negros fugiam do sistema escravista e se refugiavam em uma área de difícil acesso, mas com solo muito rico", conta.
Mas como a comunidade dos quilombos conseguiu resistir por um século contra o exército brasileiro, que utilizou canhões pela primeira vez em tentativas de destruir o quilombo? "O quilombo possuía um corpo bélico, com armas adquiridas por meio de trocas com fazendeiros do entorno, pela comida que produziam e também por assaltos', explica Martha.
O quilombo também contava com uma rede de informação grande, onde negros ainda na condição de escravos passavam informações antes das tropas chegarem ao local. A prática de guerra adotada era a guerrilha, quando o atacado recua antes do inimigo chegar, deixando o local vazio. "No mundo, existem outras experiências de quilombos e utilização de datas importantes da cultura negra. Mas o Brasil se destaca pelo uso que faz do 20 de novembro e pela dimensão que ele tomou".
Fonte
05 novembro 2013
Atividades com o Sistema de Numeração Decimal
Nos últimos HECs a coordenadora Paula Ribeiro desenvolveu com nossos professores várias atividades envolvendo o Sistema de Numeração Decimal e, nos próximos dias, faremos postagens individuais com essas atividades.
Ligue o som e confira abaixo um vídeo com os melhores momentos desses encontros:
Próximas postagens
- Embalar palitos
- Formando rodinhas
- Bazar de compra e venda
- Tira 10
- Criação, objetivos e organização do Material Dourado
- Jogo livre
- Montagem
- Ditado
- Fazendo trocas
- Fazendo 'destrocas'
- Vamos fazer um trem?
- Um trem especial
- Jogo de retirar
- Jogo dos cartões
- Partindo de cubinhos
- Valor absoluto e valor relativo
- O detetive
- Reflexão sobre as ideias envolvidas nas operações: Adição
- Reflexão sobre as ideias envolvidas nas operações: Subtração
- Reflexão sobre as ideias envolvidas nas operações: Multiplicação
- Reflexão sobre as ideias envolvidas nas operações: Divisão
- A adição com Material Dourado
- A subtração com Material Dourado
- A multiplicação com Material Dourado
- A divisão com Material Dourado
01 novembro 2013
Multimídia Interativa na Educação Fundamental
Nossa escola participa do Concurso Multimídia promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Marília com o projeto "Multimídia Interativa na Educação Fundamental", desenvolvido pela professora Gláucia, do 3º ano E.
Tivemos mais de um professor interessado em representar a escola, então nosso instrutor de informática preparou um vídeo de 10 minutos para cada projeto inscrito, e os professores escolheram, em HEC, qual deles nos representaria.
Confira abaixo o vídeo enviado à SME para nos representar:
Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral
(1886 - 1973)
|
Os alunos do 3º ano E, da Prof.ª Gláucia, estudaram a artista e fizeram reproduções de suas obras utilizando o programa Paint.
Confira abaixo algumas dessas releituras:
Em breve postaremos mais informações desse projeto que representa nossa escola no Concurso Multimídia 2013 promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Marília.
24 outubro 2013
Natureza: É possível cuidar brincando!
Projeto: Meio ambiente
Tema: Natureza: é possível cuidar brincando
Ano: 4º ano D – período da tarde
Professora responsável: Cássia Pondian
Duração: um semestre (2º semestre/2013)
Justificativa:
O projeto justifica-se por se tratar de um tema de grande importância para a vida no planeta.
Baseia-se na consciência de preservação do meio ambiente enfatizando a necessidade de cuidarmos do mundo.
É relevante criarmos ações responsáveis e efetivas sobre o assunto e encontrarmos alternativas para a questão ambiental com olhar atento para a percepção da realidade.
Objetivo geral:
Construir, junto com os alunos, consciência cidadã de preservação e cuidados com o meio ambiente.
Objetivos específicos:
· Formar consciência ecológica com a comunidade escolar;
· Perceber as diferentes formas de agressão ao meio ambiente;
· Discutir e criar alternativas responsáveis para nossa relação com a natureza, de maneira que possamos continuar utilizando os recursos naturais que ela nos fornece;
· Divulgar trabalhos realizados durante o projeto como forma de incentivo aos demais alunos.
Conteúdos trabalhados:
· Ciências: relação do ser humano com o meio ambiente; solo (desgaste, desmatamento, queimada, erosão, poluição); água (utilização pelo ser humano); animais (cadeia alimentar, habitat); construção de canteiros ecológicos;
· Língua Portuguesa: poemas (estrutura e elementos do poema); vocabulário específico para o tema; interpretação de textos e filme; elaboração de cartazes;
· Informática: pesquisas na internet sobre os 3 R’s e sua relação com a sociedade; pesquisa sobre animais em risco de extinção ou extintos, identificando a causa/ motivo;
· Geografia: distinção entre ambiente natural saudável e não saudável;
· Matemática: criação de tabelas e gráficos contendo informações sobre os animais em extinção;
· Artes: construção de objetos e brinquedos com material reutilizável.
Recursos utilizados:
· Portadores textuais como livros didáticos, paradidáticos e coleções sobre animais;
· Recursos midiáticos como filmes, pesquisas na internet, filmagem e fotografia;
· Materiais reutilizáveis:
Avaliação:
Será feita durante todo o processo, observando se os objetivos iniciais do projeto foram atingidos.
11 outubro 2013
Sucesso!
O Lançamento do livro do 3º ano A, na manhã do dia 5 de outubro, foi simplesmente um SUCESSO, com direito a divulgação na TV Marília e no Jornal Diário de Marília!!
Confira no vídeo abaixo as imagens desse momento marcante na carreira desses 24 jovens autores da professora Janice:
05 outubro 2013
Lançamento: "Histórias de Sacis"
Os alunos do 3º ano A, da professora Janice, desenvolveram um trabalho diferenciado sobre folclore: eles criaram, redigiram, revisaram, digitaram e ilustraram novas histórias com o personagem símbolo do folclore brasileiro, o Saci-Pererê.
Nos vídeos abaixo vocês podem conferir esse trabalho incrível, que culminou no lançamento do livro "Histórias de Sacis" na manhã de hoje, prestigiados por seus pais e demais professores de nossa escola, com direito a autógrafos.
Escrevendo em dupla
As histórias foram criadas e aperfeiçoadas em sala através da intervenção da professora Janice.Digitando
No Laboratório de Informática, os alunos digitaram os textos no OpenOffice Writer, e posteriormente a Professora Janice, a Coordenadora Paula e a Diretora Eliane fizeram a revisão ortográfica e gramatical.E, finalmente, o Livro!
Os textos revisados foram diagramados pelo Instrutor de Informática Delmar.As folhas impressas foram dobradas e organizadas por colaboradores e montadas no formato final pela Coordenadora Paula.