Experiência com Ensino Híbrido, por Victor Hugo



A experimentação de Ensino Híbrido, pelo aluno Victor Hugo.



Experiência com Ensino Híbrido, por Raphael Neme

A experimentação de Ensino Híbrido, pelo aluno Raphael Neme.


Experiência com Ensino Híbrido, por Maria Roberta





A experimentação de Ensino Híbrido, pela aluna Maria Roberta.



Experimentação de Ensino Híbrido


Aula de experimentação de Ensino Híbrido

Ensino Híbrido é a combinação do aprendizado on-line com o offline, em modelos que mesclam (por isso o termo blended, do inglês “misturar”) momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor. (Porvir)

Em uma reunião de formação do projeto Khan Academy nas escolas, fomos apresentados ao Ensino Híbrido, e desafiados a experimentar uma de suas modalidades. A professora Viviani, do 5º ano E, escolheu o modelo Rotação por Estações e desenvolveu a aula no laboratório de informática onde contou com o auxílio do instrutor Delmar e do estagiário Victor.

Esquema das estações:


Estação 1: Os alunos pesquisaram na internet conteúdo relativo aos tipos de ângulos. Eles utilizaram esses sites de referência:

www.escolakids.com
www.bussolaescolar.com.br
www.khanacademy.com

As questões orientadoras para a pesquisa foram:
  • O que são ângulos?
  • Qual a classificação dos ângulos de acordo com sua medida?
  • Quais instrumentos utilizamos para aferir os ângulos?



Os alunos receberam orientação do instrutor Delmar para a realização da pesquisa, e fizeram anotações no rascunho.


    Estação 2: Os alunos construiram junto com aluna Maria Roberta o transferidor de papel, nomearam os ângulos encontrados e fizeram uma composição artística. Para isso, utilizaram:
    • Compasso;
    • Tesouras;
    • Sulfite;
    • Cola;
    • Papéis coloridos.



    Estação 3: Usando o ângulo reto como medida, auxiliados pelo aluno Victor Hugo os demais alunos desenharam no quadro branco alguns ângulos agudos, obtusos e retos, estimando quais são maiores, menores ou iguais ao reto, sem utilizar o esquadro ou transferidor para isso.
    • A professora solicitou que os alunos ilustrassem uma imagem em que aparecessem os três tipos de ângulos.




    Estação 4: Os alunos desenvolveram atividades de medir ângulos com o uso adequado dos instrumentos de medida, ou seja, transferidor e régua.
    Nesse momento os alunos foram levados a refletir sobre as condições necessárias para a construção de triângulos:
    • Construa um triângulo com um ângulo reto;
    • Construa um triângulo com três lados de 5cm;
    • Construa um triângulo com um ângulo obtuso de 99º;
    • Construa um triângulo com ângulos de 60, 100 e 40º.
    Reflexão: O que ocorreu nessa situação?
    Estimulei os alunos a pensarem sobre a propriedade da soma dos ângulos internos de um triângulo que é igual a 180º.



    Estação 5: Nesse momento, os alunos praticaram na plataforma Khan Academy a habilidade sobre os diferentes tipos de ângulos propostos.



    12 novembro 2014

    Khan Academy: Medalhas Terra


    Nesse post abordaremos as Medalhas Terra.


    Medalhas Terra são raras e requerem uma quantidade significativa de conhecimento.
    Das que te dão pontos, destacamos a medalha Pau pra toda obra, que você ganha quando domina 50 habilidades únicas: São 14.000 pontos!!



    03 novembro 2014

    Khan Academy: Medalhas Lua

    Além das medalhas Meteorito, temos também as medalhas do tipo Lua, que vamos mostrar nessa postagem.

    Medalhas Lua


    Quando você domina 15 habilidades únicas, ganha a medalha Produtivo, que vale 2.000 pontos.

    A medalha Trabalho duro vale 6.000 pontos, e você ganha quando domina 25 habilidades únicas.

    28 outubro 2014

    Sequência didática: Abajur que gira sozinho

    Nessa postagem compartilhamos a sequência didática que a professora Sônia, do 5º ano D, seguiu para fazer a experiência do Abajur que gira sozinho.

    Material necessário:

    1 garrafa pet de 2 litros transparente
    1 lâmpada incandescente com soquete
    Arame
    Super cola
    1 latinha de alumínio de refrigerante
    1 agulha de costura
    Papel vegetal
    Papel cartão
    Base (modelo do Manual do Mundo)
    1 papel Color Set preto
    2 elásticos de dinheiro


    Modo de fazer

    1. Coloque dois elásticos nas extremidades do corpo da garrafa pet e corte utilizando um estilete para formar um cilindro.

     

    2. Recorte, utilizando um estilete, três lados das oito figuras (parte mais destacada em preto) do molde abaixo, para fazer a parte mais importante da experiência, que fará a luminária girar.
    Clique para ampliar
    3. Dobre cada parte para cima, vincando na única reta que não foi recortada. Recorte o círculo (contorno do papel), formando as hélices.
     

    4. Recorte um círculo da latinha de alumínio.

    5. Cole o círculo no centro do papel e dê uma amassadinha bem no meio.
     

    6.Cole essa estrutura no cilindro feito com a garrafa pet.

    7. Entorte o arame para formar uma base, formando duas voltas em espiral ao redor do soquete, com uma ponta bem acima da lâmpada.

    8. Prenda a agulha na ponta do arame acima da lâmpada, que servirá para deixar o movimento da hélice mais suave.

    9. Encaixe as duas partes (cilindro e suporte de arame) e a luminária estará praticamente pronta.

    10. Faça desenhos no papel Color Set preto para decorar o tubo por fora, e cole com fita adesiva transparente.


    11. Utilizando o papel vegetal, faça um tubo, levemente maior do que a estrutura do cilindro da garrafa pet, e reforce colando uma tira de papel cartão na parte de cima e de baixo do tubo.

    12. Construa três pesinhos em formato de triângulo com papel cartão e cole na parte de baixo do cilindro feito de papel vegetal.

    13. Encaixe o cilindro de papel vegetal do lado de fora da luminária, o mais próximo possível das figuras para não desfocá-las mas sem encostar no cilindro de garrafa pet.

    14. Apague a luz, ligue a luminária na tomada e aguarde alguns instantes para que ela comece a girar.



    O que faz a luminária girar?

    Quando a lâmpada está acesa, ela esquenta o ar que está em volta dela. Essa massa de ar quente sobe porque o ar quente é tem densidade menor que o ar frio. Então, forma-se uma corrente de ar para cima que passa pelas hélices da luminária e a faz girar.
    A mesma lógica se aplica aos exaustores fixos nos tetos de fábricas (coroa metálica que fica girando no teto). Elas servem para deixar o ambiente mais fresco porque o ar quente sobe, fazendo a coroa girar e saindo do local.



    Fonte:
    Manual do Mundo

    27 outubro 2014

    Nosso 2º milionário!






    E temos mais um milionário!!
    Parabéns, Hiago!


    Semana da Criança 2014: Manhã


    Fotos editadas e preparadas para divulgação!
    Nesse vídeo estão as fotografias do período da manhã.

    Quer alguma delas?
    Peça pelo número!



    Quem quer ser um milionário?



    A Thaís, do 5º ano F, surpreendeu novamente, e é nossa primeira aluna a superar a marca de 1.000.000 (um milhão) de pontos na plataforma Khan Academy.
    Parabéns, Thaís.

    Quem será nosso próximo milionário?


    Supõe


    Livro de poemas do 5º ano D, da professora Sônia, publicado na plataforma ISSUU.
    Parabéns, Sônia!
    Parabéns, alunos!




    Para visualizar em tela cheia, clique no botão  Click to read da imagem acima.

    Poema de referência

    Supõe
    (Guillevic, Bergeries Autres. Gallimard. In: Josette Jolibert (coord.) Formando crianças produtoras de texto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994).

    Que eu venha e derrame
    Um pouco d'água em tua mão

    E que eu te peça
    Para deixá-la correr

    Gota por gota
    Em minha boca.

    Semana da Criança 2014: Tarde


    Nesse vídeo, as fotos do período da tarde.

    Quer uma delas?
    Peça pelo número!








    22 outubro 2014

    Semana da Criança 2014: Chiquinha e Chaves


    Nossa Semana da Criança foi muito animada!
    Estamos processando as fotos desses 5 dias de festa e nos próximos dias faremos a postagem dos registros dessa semana lúdica dedicada aos nossos alunos.
    Por enquanto, fiquem com um vídeo da Chiquinha e do Chaves, personagens ilustres da infância de milhões de brasileiros de todas as idades, que têm um carinho especial por nossa escola.
    Valeu, Luísa e Rogério!




    10 outubro 2014

    Abajur que gira sozinho


    Sabe aquele abajur, bonito, enfeitado, que quando está aceso gira sozinho e faz suas imagens desfilarem por nossas paredes? O 5º ano D, da professora Sônia, fez.

    Parte do conteúdo de ciências do 5º ano é estudar sobre o Calor, e a professora utilizou o abajur para ensinar alguns conceitos quentes sobre isso, diretamente envolvidos na "mágica" dessa experiência.
    O parte elétrica do abajur foi trazida pronta pela professora Sônia, e os alunos ajudaram a montar e decorar o abajur que ela planejou seguindo as instruções do canal Manual do Mundo, do Youtube.

    Vamos conferir?

    Tutorial para fazer o abajur que gira sozinho



    Fotos da turma trabalhando




















    Gostou?
    Deixe seu comentário!