0

"Ao abrir um livro, vislumbro um horizonte, onde a vista vai muito além do ponto." 
01 de Maio - Dia da Literatura Brasileira. 


A data é uma homenagem ao aniversário de José de Alencar, o maior escritor do Romantismo brasileiro. A literatura brasileira é marcada pelas escolas literárias e cada uma delas traz um momento diferente e de extrema importância. Para quem não conhece, as escolas literárias são:

Quinhentismo que é onde tudo começou no século XVI, essa escola representa a fase inicial da literatura brasileira. Quem se destacou nessa época foi o padre José de Anchieta que escrevia seus poemas, cartas, entre outras e resolveu catequizar os índios, também nessa época temos Pero Vaz de Caminha que escrevia as cartas de Pedro Álvares Cabra, também escreveu um diário com informações do Brasil para serem mandadas a Portugal para informar o rei do que estava se passando na viagem.

Barroco século XVII, essa escola é marcada por conflitos espirituais, ou seja, a oposição do mundo material com o mundo espiritual. Os textos eram escritos destacando a angustia e a oposição desses dois mundos. Os principais autores desse período são Padre Antonio Vieira, Bento Teixeira e Gregório de Matos Guerra.

Neoclassicismo ou Arcadismo século XVIII, é a época em que as abordagens do período barroco são deixados de lado e surgem a razão e o objetivismo. A linguagem que até então era muito complexa foi substituída por uma linguagem mais fácil. Principais escritores da época são Frei José de Santa Rita Durão, Tomas Antonio Gonzaga, Basílio da Gama e Claudio Manoel da Costa.

Romantismo século XIX, é marcado pela chegada da familia real e pela Independência do Brasil. É período do individualismo, do romance, dos sonhos, do uso de metáforas. Os principais autores dessa época são Castro Alves, José de Alencar, Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Silva.

Realismo segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio e os autores aproveitaram para escrever seus textos falando sobre os conflitos e os problemas do ser humano. Os principais autores dessa época são Machado de Assis, Aluisio de Azevedo e Raul Pompéia.

Parnasianismo final do século XIX e inicio do século XX, escrevia com uma linguagem mais culta e rebusca, usavam temas mitológicos e faziam uma descrição super detalhada. Os principais autores dessa época foram Vicente de Carvalho, Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correa.

Simbolismo final do século XIX, os poetas dessa época escreviam muito sobre religiosidade, sonhos e morte. Os principais foram Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.

Pré – Modernismo de 1902 a 1922, é marcado pela busca de valores dos problemas sociais e valores tradicionais, regionalismo, linguagem coloquial e positivismo. Os principais autores Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato.

Modernismo de 1922 a 1930, como o próprio nome diz, abordava temas do cotidiano, acontecimentos modernos, eram escritos com palavras diretas. Os principais escritores são Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Mario de Andrade e Alcântara Machado.

Neo – Realismo de 1930 a 1945, são retomados alguns temas como assuntos religiosos, problemas sociais do país, criticas e denuncias. Os principais autores dessa época são Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes.



Fonte:
http://www.suapesquisa.com/literaturabrasil/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_do_Brasil
http://www.paralerepensar.com.br/literatura_bras.htm

0 comentários:

Postar um comentário