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Na subtração, o ponto de partida é a ideia de tirar, algo que as crianças já conhecem. Os diversos significados da subtração (significados que, para nós são similares) devem ser enfatizados, ou seja, as ideias de tirar, completar (quanto falta?) e de comparar (qual é a diferença? Quanto tem a mais?),significados que nem sempre fazem parte do vocabulário cotidiano do aluno e,por isso, devem ser proporcionados na escola. No entanto o trabalho pedagógico com estas ideias deve se apoiar em atividades “concretas”, isto é,dramatizações ou esquemas representativos da situação.
A ampliação dos significados da subtração pode ser feita estabelecendo ligações com a realidade, porém, é preciso compreender que esse aprendiz a dose estende por anos e a criança irá desvendando os seus vários significados, à medida que aumenta sua experiência matemática.

Situação 1 – Gabriel tinha 50 figurinhas. Perdeu 20 delas. Com quantas ficou? (ideia de retirar ou subtrativa)

Situação 2 – Um álbum de figurinhas completo tem 50 figurinhas. Gabriel já conseguiu 20 delas. Quantas ainda faltam? (ideia de completar ou aditiva)

Situação 3 – Jorge tem 50 figurinhas e Gabriel tem 20. Quantas figurinhas Jorge tem a mais que Gabriel? (ideia de comparar)

Situação 4 – Jorge tem 50 anos e Gabriel 20. Quantos anos Gabriel é mais novo do que Jorge? Ou quantos anos Gabriel tem a menos que Jorge? (ideia de comparar)

Novamente, nos quatro problemas a resposta é obtida fazendo-se o mesmo cálculo.Mas a leitura deste cálculo pode ser diferente em cada caso:
No primeiro, geralmente dizemos: “50 menos 20” ou “50 tirando 20 restam”que corresponde à ideia de retirar ou ideia subtrativa.No segundo dizemos “vinte para chegar a 50 faltam...”, que traduz a ideia de completar ou aditiva.Nas duas últimas situações dizemos “50 tem a mais que 20” ou “ 20 tem a menos que 50”, correspondendo à ideia de comparar.
Assim, quando usamos o material concreto ou quando descrevemos o algoritmo para a criança, podemos agir e falar diferentemente em cada caso.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, M. Verônica R. de. A influência dos jogos e materiais,pedagógicos na construção dos conceitos em matemática. Tese de Mestrado, USP, 1993.
_________.Matemática através de jogos. Disponível em: http://www.veronicaweb.com.br/download/manual2.pdf .Acesso:13 de jul. 2011.
CARDOSO, Virginia Garcia; Materiais didáticos para as quatro operações.IME-USP, 3ª edição. São Paulo,1996.
MONGELLI, Magda C.J.Godinho; COSTA, Heloísa L.Q.Gonçalves. Instrumentação para a pesquisa e Prática de ensino de MatemáticaI.UFMS. MS,2008.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Números e Operações.



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