0




Projeto: Meio ambiente
Tema: Natureza: é possível cuidar brincando
Ano: 4º ano D – período da tarde
Professora responsável: Cássia Pondian
Duração: um semestre (2º semestre/2013)
Justificativa:
            O projeto justifica-se por se tratar de um tema de grande importância para a vida no planeta.
            Baseia-se na consciência de preservação do meio ambiente enfatizando a necessidade de cuidarmos do mundo.
            É relevante criarmos ações responsáveis e efetivas sobre o assunto e encontrarmos alternativas para a questão ambiental com olhar atento para a percepção da realidade.

Objetivo geral
            Construir, junto com os alunos, consciência cidadã de preservação e cuidados com o meio ambiente.

Objetivos específicos
·         Formar consciência ecológica com a comunidade escolar;
·         Perceber as diferentes formas de agressão ao meio ambiente;
·         Discutir e criar alternativas responsáveis para nossa relação com a natureza, de maneira que possamos continuar utilizando os recursos naturais que ela nos fornece;
·         Divulgar trabalhos realizados durante o projeto como forma de incentivo aos demais alunos.

Conteúdos trabalhados:
·         Ciências: relação do ser humano com o meio ambiente; solo (desgaste, desmatamento, queimada, erosão, poluição); água (utilização pelo ser humano); animais (cadeia alimentar, habitat); construção de canteiros ecológicos;
·         Língua Portuguesa: poemas (estrutura e elementos do poema); vocabulário específico para o tema; interpretação de textos e filme; elaboração de cartazes;
·         Informática: pesquisas na internet sobre os 3 R’s e sua relação com a sociedade; pesquisa sobre animais em risco de extinção ou extintos, identificando a causa/ motivo;
·         Geografia: distinção entre ambiente natural saudável e não saudável;
·         Matemática: criação de tabelas e gráficos contendo informações sobre os animais em extinção;
·         Artes: construção de objetos e brinquedos com material reutilizável.

Recursos utilizados:
·         Portadores textuais como livros didáticos, paradidáticos e coleções sobre animais;
·         Recursos midiáticos como filmes, pesquisas na internet, filmagem e fotografia;
·         Materiais reutilizáveis:

Avaliação
            Será feita durante todo o processo, observando se os objetivos iniciais do projeto foram atingidos.

0 comentários:

Postar um comentário