1


Nossa escola participa do Concurso Multimídia promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Marília com o projeto "Multimídia Interativa na Educação Fundamental", desenvolvido pela professora Gláucia, do 3º ano E.
Tivemos mais de um professor interessado em representar a escola, então nosso instrutor de informática preparou um vídeo de 10 minutos para cada projeto inscrito, e os professores escolheram, em HEC, qual deles nos representaria.
Confira abaixo o vídeo enviado à SME para nos representar:


Nesse projeto, a professora Gláucia estudou com seus alunos a vida e obra da artista brasileira Tarsila do Amaral.
Inicialmente  a ideia era fazer um trabalho de artes que envolvesse várias disciplinas. A professora pesquisou sobre Tarsila do Amaral para abordar a cultura brasileira na disciplina História, as formas geométricas do cubismo em Matemática e a biografia da artista e textos sobre suas obras em Língua Portuguesa.
A professora dividiu a sala em grupos que ficaram responsáveis por pesquisar na internet alguns temas relacionados à artista: biografia, curiosidades e características das obras, enquanto outros alunos ficaram incumbidos de fazer as reproduções das obras no programa Paint.
Além da digitação, que os alunos já dominam, eles também aprenderam a abrir pastas, copiar e colar arquivos e fragmentos de textos.
Com os dados coletados e as reproduções feitas, passou-se à elaboração da apresentação. Para isso o instrutor de informática ensinou os alunos a trabalharem com o OpenOffice Impress, editor de apresentações gratuito e semelhante ao PowerPoint. 
Em apenas uma aula eles aprenderam os fundamentos do programa e já começaram a montar a apresentação.
A professora deixou que os alunos montassem os slides sozinhos, atuando como mediadora desse processo de criação, incentivando e instigando a autonomia das crianças, o trabalho em grupo, a discussão das ideias e principalmente a imaginação, pois um trabalho com recursos multimídia possibilita que o aluno tenha várias ideias.
É notório que o interesse e a participação dos jovens estudantes se intensifica ao utilizarem o computador e a internet, pois são recursos que fazem parte de seu cotidiano e, na escola, devem ser utilizados pois contribuem positivamente no processo de ensino-aprendizagem.
O projeto teve seu desfecho com a apresentação dos alunos do 3º ano E às outras turmas de seu período.


1 comentários:

  1. Parabéns... Adorei o projetos e a ideia de reprodução das obras de Tarsila no Paint!!

    ResponderExcluir