0

Aula de experimentação de Ensino Híbrido

Ensino Híbrido é a combinação do aprendizado on-line com o offline, em modelos que mesclam (por isso o termo blended, do inglês “misturar”) momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor. (Porvir)

Em uma reunião de formação do projeto Khan Academy nas escolas, fomos apresentados ao Ensino Híbrido, e desafiados a experimentar uma de suas modalidades. A professora Viviani, do 5º ano E, escolheu o modelo Rotação por Estações e desenvolveu a aula no laboratório de informática onde contou com o auxílio do instrutor Delmar e do estagiário Victor.

Esquema das estações:


Estação 1: Os alunos pesquisaram na internet conteúdo relativo aos tipos de ângulos. Eles utilizaram esses sites de referência:

www.escolakids.com
www.bussolaescolar.com.br
www.khanacademy.com

As questões orientadoras para a pesquisa foram:
  • O que são ângulos?
  • Qual a classificação dos ângulos de acordo com sua medida?
  • Quais instrumentos utilizamos para aferir os ângulos?



Os alunos receberam orientação do instrutor Delmar para a realização da pesquisa, e fizeram anotações no rascunho.


    Estação 2: Os alunos construiram junto com aluna Maria Roberta o transferidor de papel, nomearam os ângulos encontrados e fizeram uma composição artística. Para isso, utilizaram:
    • Compasso;
    • Tesouras;
    • Sulfite;
    • Cola;
    • Papéis coloridos.



    Estação 3: Usando o ângulo reto como medida, auxiliados pelo aluno Victor Hugo os demais alunos desenharam no quadro branco alguns ângulos agudos, obtusos e retos, estimando quais são maiores, menores ou iguais ao reto, sem utilizar o esquadro ou transferidor para isso.
    • A professora solicitou que os alunos ilustrassem uma imagem em que aparecessem os três tipos de ângulos.




    Estação 4: Os alunos desenvolveram atividades de medir ângulos com o uso adequado dos instrumentos de medida, ou seja, transferidor e régua.
    Nesse momento os alunos foram levados a refletir sobre as condições necessárias para a construção de triângulos:
    • Construa um triângulo com um ângulo reto;
    • Construa um triângulo com três lados de 5cm;
    • Construa um triângulo com um ângulo obtuso de 99º;
    • Construa um triângulo com ângulos de 60, 100 e 40º.
    Reflexão: O que ocorreu nessa situação?
    Estimulei os alunos a pensarem sobre a propriedade da soma dos ângulos internos de um triângulo que é igual a 180º.



    Estação 5: Nesse momento, os alunos praticaram na plataforma Khan Academy a habilidade sobre os diferentes tipos de ângulos propostos.



    0 comentários:

    Postar um comentário