1

Para facilitar a compreensão do Sistema de Numeração Decimal, entendendo como ele é composto em suas diversas classes e ordens, a professora Viviani Novaes, do 5º ano C realizou a atividade que descrevemos nesse post.
Com EVA colorido, caneta hidrocor, régua e criatividade, ela montou um Quadro Valor e Lugar (QVL), como o da figura abaixo.


Nessa atividades os alunos participam ativamente realizando composição, decomposição, leitura e escrita de números por meio do recurso material produzido pela professora.

Após refletirem sobre a composição do sistema de numeração decimal e sua característica principal que é o valor posicional dos algarismos, os alunos realizaram e propuseram diversos desafios entre si, como, por exemplo, escrever o maior numero que tenha 4 ordens, escrever o menor número que tenha 3 classes, etc.

A inspiração dessa atividade foi suplementar o AM nº 1 – Ordens e Classes, e o AM nº 2 – Os números do metrô, e o resultado foi aprimorar o ensino desse assunto que assombra muitas pessoas até hoje, afinal, quem nunca teve dificuldades com Classes e Ordens?

1 comentários: