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Muito tempo atrás, quando computador era coisa de filme de ficção científica e tínhamos nas escolas apenas o quadro negro e os cadernos, desenvolvíamos a coordenação motora com o clássico "onda vai, onda vem".

Hoje nossas crianças têm computadores, notebooks, netbooks, tablets e etc... mas ainda precisamos ajudar nossos alunos a desenvolverem sua coordenação motora.

Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Podemos perceber uma boa coordenação motora verificando a agilidadevelocidade e a energia que se demonstra. (Wikipedia)
Ter uma boa coordenação motora sempre foi importante, especialmente em tempos de smartphones com telas sensíveis ao toque. 

Nas aulas de informática, onde os meios de interação com os computadores são o teclado e o mouse, aprender a utilizá-los de forma eficiente é uma tarefa que parece simples, mas não pode ser negligenciada.
As aulas de 1º ano começam com a apresentação do laboratório, estabelecimento das regras e apresentação das peças do computador e suas funções. É muito comum que alguns alunos, na euforia do primeiro contato com os recursos, atribuam o nome "mouse" ao teclado, ou então que chamem o monitor de "computador", etc.

Depois que os alunos relacionam corretamente os nomes às partes, utilizamos um projeto multimídia do Visual Class para trabalhar a coordenação motora através do mouse. Esse projeto tem vários jogos de liga-ponto, com os quais trabalhamos principalmente as habilidades de mover o cursor e clicar.
É gratificante ver os rostinhos contentes dos alunos quando descobrem que para fazer a "flechinha" do mouse subir na tela não precisa levantar o mouse, tirando-o da mesa, mas basta empurrá-lo para a frente!

Essa associação de movimentos em planos perpendiculares é complexa, e jogos de liga ponto são uma forma divertida para as crianças aprenderem a controlar o mouse e as mãos. É visível, em sala de aula, que melhorar o controle do mouse melhora também a grafia convencional.

Vamos treinar o uso do mouse?



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