0

A região Norte do nosso país é formada por 7 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os primeiros anos A, B e C apresentam a cultura dessa região, mais precisamente a cultura amazonense. 
Amazonas, palco do tradicional Festival de Parintins, a maior festa folclórica do país onde as pessoas, uma vez ao ano, reúnem-se para “brincar de boi”. Parintins é a cidade dos Bumbás Garantido e Caprichoso; a cidade cheia de magia que se divide em vermelho e azul para apresentar a maravilhosa “Festa do Boi Bumbá”. 
Os personagens principais dessa festa são os bois de pano Garantido e Caprichoso.
Os “brincantes” revivem com grande entusiasmo a famosa lenda que deu origem à festa.
A história acontece em uma fazenda às margens do rio São Francisco. Segundo a história, em uma grande fazenda de criação de gados, um casal de escravos, Catirina e Francisco passam por uma situação inusitada: Catirina está grávida e conta ao marido que está morrendo de vontade de comer língua de boi. Ela avista um boi bonito, gordo e vistoso. O marido, sabendo que desejo de mulher grávida é uma ordem, mata o boi e cozinha sua língua, saciando a vontade da esposa.
Os dias passaram e, numa tarde, o fazendeiro começou a andar por sua propriedade para conferir o rebanho. Foi então que ele sentiu falta de seu grande boi.
O fazendeiro não queria nem saber, só queria seu boi vivo de volta. Chamou o pajé para tentar ressuscitar o boi. O pajé fez um grande ritual e conseguiu que o boi revivesse.
O boi, então, viveu e saiu chifrando quem estivesse pela frente. O fazendeiro que não se aguentava de tanta alegria, abraçava todos e até perdoou Catirina e Francisco.

0 comentários:

Postar um comentário