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Antes de passarmos à metodologia de trabalho com o material concreto é necessário uma análise das diferentes formas de raciocínio presente nas operações fundamentais. Essa análise é imprescindível pela importância dos esquemas de raciocínio que justificam a compreensão e utilização dos algoritmos.
Para exemplificar as ideias de cada operação, apresentaremos algumas situações problemas,sem nos preocuparmos com uma apreciação críticas das mesmas.

A ADIÇÃO

Ao ingressar no primeiro ano, a maioria das crianças já é capaz de utilizar a contagem e de juntar elementos de uma ou mais coleções.
A ação de juntar é a base para a construção do conceito de adição. Mas, a adição além de juntar tem ainda o significado de acrescentar. Exemplos:

Situação 1 – Vitor e Raul são irmãos. Vitor tem 25 bolinhas de gude e Raul tem 32.Quantas bolinhas os dois têm juntos? ( ideia de juntar – contagem do início)

Situação 2 – Lucas tinha 17 figurinhas e ganhou mais 15 figuras do seu tio. Com quantas ficou? (ideia de acrescentar – contagem começando dos 17).

Para resolver tanto uma situação quanto a outra, o algoritmo a ser feito é o mesmo.No entanto, o raciocínio em cada uma das duas operações é diferente: o primeiro problema corresponde à ideia de juntar duas quantidades e o segundo diz respeito a ideia de acrescentar uma quantidade a outra já colocada.
Com relação à adição, as duas ideias envolvidas, a de juntar e a de acrescentar, tem uma diferença sutil e, apesar de distintas, dificilmente levamos aluno ao erro.
No entanto com relação às outras operações, em especial a subtração e divisão, é essencial a compreensão do raciocínio envolvido, pois cada ideia de uma determinada operação corresponde a técnicas e metodologias diferentes para compreensão dos algoritmos. Por isso é preciso expor o aluno a diversas situações problemas que envolvam esta ou aquela ideia, pois o objetivo das operações não é apenas a operação por ela mesma,mas, sim, resolver problemas que se colocarão na vida do individuo que aprende.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, M. Verônica R. de. A influência dos jogos e materiais,pedagógicos na construção dos conceitos em matemática. Tese de Mestrado, USP, 1993.
_________.Matemática através de jogos. Disponível em: http://www.veronicaweb.com.br/download/manual2.pdf .Acesso:13 de jul. 2011.
CARDOSO, Virginia Garcia; Materiais didáticos para as quatro operações.IME-USP, 3ª edição. São Paulo,1996.
MONGELLI, Magda C.J.Godinho; COSTA, Heloísa L.Q.Gonçalves. Instrumentação para a pesquisa e Prática de ensino de MatemáticaI.UFMS. MS,2008.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Números e Operações.



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