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Apenas como curiosidade, o título de nosso post, que foi escrito em Tupi-guarani, pode ser interpretado como "Dia do Índio". A rigor, entretanto, a palavra Auá significa homem, mulher, pessoa, sem fazer distinções; é o equivalente em português a ser humano, e, sendo assim, podemos dizer que hoje é o Dia (Ara) do (sui) Ser Humano (Auá).
Aspectos linguísticos à parte, comemoramos o Dia do Índio.


História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?


Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.



Em referência a esse dia, a professora Isabel Fernandes utilizou a sequência didática proposta pela professora Lívia Raposo Bardy, disponível no Portal do Professor, para trabalhar com seus alunos esse tema tão importante.

Veja abaixo a proposta:


Índios, quem são eles?

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas sobre o índio, sua forma de vida e, sobretudo, fazer reflexões sobre a importância da Pluralidade Cultural e do respeito a esta pluralidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.


Motivação:Sugerimos que, estando todos os alunos sentados em uma roda ou meia lua, no Laboratório de Informática, o professor mostre a imagem a seguir (Fig. 1) e pergunte sobre o que eles pensam quando vêem a figura em questão.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1757/imagens/Indio2.jpg
  Figura 1- Imagem de um índio.
(Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/Indio2.jpg Acesso em: 05. Mar. 2009.)

É importante que o professor ouça atentamente o que os alunos dizem sobre o índio. Destacamos que, se, por ventura, comentários enviesados, preconceituosos ocorrerem, o professor deverá observar se eles foram modificados no decorrer das aulas.


Atividade 1
No Laboratório de Informática, estando os alunos organizados em duplas ou trios (conforme o número de computadores disponíveis na escola), o professor deverá dizer aos alunos que os comentários feitos sobre os índios foram opiniões, impressões, mas que agora  eles poderão conhecer melhor o que é um índio brasileiro através de um vídeo de aproximadamente 17 (dezessete) minutos que foi produzido por eles (índios).

Recurso:


O Recurso é um vídeo, um episódio do programa “Índios no Brasil”, da TV Escola, que mostra a visão e o conhecimento da sociedade em relação aos índios no Brasil, além de apresentar também algumas tribos indígenas.  

Atividade 2
Após assistirem o vídeo, é importante que discussões sejam feitas com os alunos, de forma a favorecer o confrontamento sobre as idéias não adequadas (ou preconceituosas) que, por ventura, tenham surgido durante a aula, bem como àquelas mostradas no próprio vídeo.Para guiar estas discussões, elencamos algumas questões abaixo para auxiliar o professor:- No que o índio (Fig. 3) é diferente do homem que não é índio (Fig. 4). Neste momento o professor poderá listar na lousa, com ajuda dos alunos, estas diferenças, tais como: modo de se vestir, tipo de comida, religião e etc.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1757/imagens/indi.jpg
 Figura 3 – Imagem de uma criança indígena Brasileira
Disponível em:  http://amigosdeoracao.files.wordpress.com/2008/12/36834.jpg Acesso em: 27. Mar. 2009.   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1757/imagens/crianca.jpg
Figura 4 – Imagem de uma criança Brasileira


- Estas diferenças o fazem ser melhor ou pior que o homem que não é da etnia indígena, por exemplo? (É importante que o professor converse com os alunos sobre o respeito às diferenças, e que a forma como os índios vivem  é apenas diferente do que o homem de outras raças, mas que nem por isso é melhor ou pior, apenas diferente!).
- Você se surpreendeu com algo que viu no vídeo? Por quê?
- Você acha que o índio tem direito de estudar, ter uma formação profissional, trabalhar em empregos comuns ao homem não indígena? 
- Por que você acha que alguns descendentes indígenas negaram ser índios?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1757/imagens/site_indio1.jpg
Figura 5 – Imagem do site Índios On-Line
Disponível em: http://www.indiosonline.org.br/ Acesso em: 19. Mar. 2009. 
Atividade 3
Ainda em grupos, os alunos deverão fazer pesquisas na internet (Fig. 5) e livros sobre a vida do índio, tanto aueles que ainda vivem em tribos, como os que não vivem mais em tribos para que possam conhecer um pouco mais sobre a vida deles e perceber então as diferenças que há entre suas vidas e a nossa (dos brasileiros), por exemplo.
Abaixo sugerimos alguns sites para a realização desta pesquisa.

Atividade 4
Com o objetivo de finalizar as discussões ocorridas durante a aula e também para socializar as pesquisas feitas na atividade anterior, cada grupo (dupla ou trio), deverá preparar um relatório escrito sobre o que pesquisou e preparar uma apresentação ao professor e aos demais grupos.
Para esta apresentação, os alunos poderão utilizar softwares como o Power Point, para fazer suas apresentações utilizando textos e imagens, letras de músicas, compostas por eles (ou não), enfim que façam suas apresentações de forma criativa, lúdica, interativa (Fig. 6).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1757/imagens/vestido_indio.jpg
Figura 6 - Crianças com vestimenta indígena
Outra sugestão é a de que eles poderiam fazer cartazes (pelo menos 2 cada grupo) e fixar na sala de aula como se fosse uma "Feira da Pluralidade". Cada grupo deveria explicar aos colegas o que o seus cartazes significam. Caso eles se sintam à vontade, poderão confeccionar adornos indígenas (com papéis etc.) e utilizá-los durante a apresentação. Assim, estariam enriquecendo ainda mais suas apresentações, bem como aliando as artes com os assuntos até então discutidos.
Sugestões:
1) O professor poderá trabalhar com os alunos sobre a vida dos índios de outros lugares. Poderá falar, por exemplo, da vida do índio norte-americano, para que os alunos saibam que o índio é um povo, uma etnia que existe em todo o mundo. Abaixo encontra-se alguns sites que versam sobre este assunto.

2) No site Portal do Professor existem algumas aulas que abordam o tema da Pluralidade Cultural e que poderão auxiliar o professor na preparação destas e de futuras aulas.
Recursos Educacionais
Vídeo: Quem são eles? [Índios no Brasil]
Recursos Complementares
Internet.
Avaliação
O professor deverá avaliar os alunos em todos os momentos das atividades propostas. Espera-se que ao final das aulas os alunos cheguem à conclusão de que os índios são apenas um povo culturalmente diferente.
Fontes:
História do Dia do Índio e Origem da data
Sequência Didática

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