0

A professora Isabel Fernandes seguiu a sequência didática proposta por Denize Donizete Campos Rizzotto, no Portal do Professor, e utilizou a música abaixo para começar o trabalho sobre grupo social/cultura.



Família

Titãs

Família! Família!
Papai, mamãe, titia
Família! Família!
Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando a filha
Quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe
Não dão nem um tostão...
Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família!...
Família! Família!
Vovô, vovó, sobrinha
Família! Família!
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando o nenêm
Fica doente
Uô! Uô!
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenêm é estridente
Uô! Uô!
Assim não dá pra ver televisão...
Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!...
Família! Família!
Cachorro, gato, galinha
Família! Família!
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania...
A mãe morre de medo de barata
Uô! Uô!
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa
Uô! Uô!
Botaram cadeado no portão...
Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Familia ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!...





Exploração oral  das relações familiares abordadas na música.
- A família na música é composta por quais membros?
-Como vocês acham que esta família vive?
-Como deve ser a relação entre os membros da família?  

TRABALHANDO COM KIRIGAMI

Depois de explorar os diferentes tipos de família, fizemos um trabalho com kirigami onde os alunos caracterizaram a si próprios e aos seus familiares.
 O kirigami “é uma técnica mista em que além de utilizar a dobradura no papel – origami, utiliza-se de cortes – kiri. O kirigami normalmente é feito utilizando alguns cortes, podemos dobrá-lo para formar as figuras desejadas. É uma técnica cuja simplicidade chega a impressionar em função dos resultados que são possíveis de obter.”


CARACTERIZANDO MINHA FAMÍLIA
Para este trabalho nós usamos:
. Papel (sulfite ou outro), branco ou colorido;
.  Tesoura;
. Lápis de cor;
. Materiais para colagem (lã, cordão, tecido e outros de sua preferência), são opcionais.  
Representamos a família por meio da figura humana, para isso vamos utilizamos a técnica do kirigami, que associa a dobradura e o recorte.
 Siga a sua técnica:
. Distribuição do papel, tesoura e lápis para os alunos.
. Fazer um modelo para os alunos verem o passo a passo.
. Primeiro dobre a folha de papel, como se estivesse enrolando, mas com as dobras bem marcadas. O tamanho das dobras é que vai determinar o tamanho dos bonecos.
. Depois de recortados, abra a folha e terá um ou mais  bonecos iguais, depende das dobras que fez.   
. Faça os recortes fazendo a silhueta do corpo. Os alunos vão caracterizá-los diferenciando-os de acordo com cada membro da família. Veja a seguir um exemplo:





Figuras 2, 3, 4 e 5- Fonte: acervo da autora
Os alunos poderão recortar cada boneco separado caracterizando-os já no recorte ou cortar vários bonecos juntos ligados ou não, com tamanhos e outros detalhes de acordo com o membro da família.
Depois de realizada esta atividade, solicitei  que colassem no caderno  e dissessem  como é cada membro da família e a relação entre eles, ou seja, o papel de cada um na família.




0 comentários:

Postar um comentário