A professora Isabel Fernandes seguiu a sequência didática proposta por Denize Donizete Campos Rizzotto, no Portal do Professor, e utilizou a música abaixo para começar o trabalho sobre grupo social/cultura.
Família! Família! Almoça junto todo dia Nunca perde essa mania... Mas quando a filha
Quer fugir de casa Precisa descolar um ganha-pão Filha de família se não casa Papai, mamãe Não dão nem um tostão... Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família!...
Família! Família! Vovô, vovó, sobrinha Família! Família! Janta junto todo dia Nunca perde essa mania...
Mas quando o nenêm Fica doente Uô! Uô! Procura uma farmácia de plantão O choro do nenêm é estridente Uô! Uô! Assim não dá pra ver televisão...
Família êh! Família ah! Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família! hiá! hiá! hiá!...
Família! Família! Cachorro, gato, galinha Família! Família! Vive junto todo dia Nunca perde essa mania...
A mãe morre de medo de barata Uô! Uô! O pai vive com medo de ladrão Jogaram inseticida pela casa Uô! Uô! Botaram cadeado no portão...
Família êh! Família ah! Família! Família êh! Familia ah! Família! oh! êh! êh! êh! Família êh! Família ah! Família! hiá! hiá! hiá!...
Exploração oral das relações familiares abordadas na música.
- A família na música é composta por quais membros?
-Como vocês acham que esta família vive?
-Como deve ser a relação entre os membros da família?
TRABALHANDO COM KIRIGAMI
Depois de explorar os diferentes tipos de família, fizemos um trabalho com kirigami onde os alunos caracterizaram a si próprios e aos seus familiares.
O kirigami “é uma técnica mista em que além de utilizar a dobradura no papel – origami, utiliza-se de cortes – kiri. O kirigami normalmente é feito utilizando alguns cortes, podemos dobrá-lo para formar as figuras desejadas. É uma técnica cuja simplicidade chega a impressionar em função dos resultados que são possíveis de obter.”
. Materiais para colagem (lã, cordão, tecido e outros de sua preferência), são opcionais.
Representamos a família por meio da figura humana, para isso vamos utilizamos a técnica do kirigami, que associa a dobradura e o recorte.
Siga a sua técnica:
. Distribuição do papel, tesoura e lápis para os alunos.
. Fazer um modelo para os alunos verem o passo a passo.
. Primeiro dobre a folha de papel, como se estivesse enrolando, mas com as dobras bem marcadas. O tamanho das dobras é que vai determinar o tamanho dos bonecos.
. Depois de recortados, abra a folha e terá um ou mais bonecos iguais, depende das dobras que fez.
. Faça os recortes fazendo a silhueta do corpo. Os alunos vão caracterizá-los diferenciando-os de acordo com cada membro da família. Veja a seguir um exemplo:
Figuras 2, 3, 4 e 5- Fonte: acervo da autora
Os alunos poderão recortar cada boneco separado caracterizando-os já no recorte ou cortar vários bonecos juntos ligados ou não, com tamanhos e outros detalhes de acordo com o membro da família.
Depois de realizada esta atividade, solicitei que colassem no caderno e dissessem como é cada membro da família e a relação entre eles, ou seja, o papel de cada um na família.
Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxili...Continue lendo >>>
"Atividades matemáticas e arte do 1º ano A e 1º ano B; desenvolvidas com materiais de sucata, após leitura do Livro dos Números, bichos e flores, ...Continue lendo >>>
Nosso jardim de inverno recebeu uma exposição histórica: o 5º ano F, da professora Filomena, depois de estudar sobre a chegada dos portugueses ao Bra...Continue lendo >>>
O 3º ano A - da professora Janice - escreveu, ensaiou, produziu e encenou uma versão do clássico Chapeuzinho Vermelho, que foi prestigiada por vári...Continue lendo >>>
Faça a sua parte, se doe sem medo.
O que importa mesmo é o que você é... mesmo que outras pessoas não se importem.
Atitudes simples podem m...Continue lendo >>>
Bastidores da organização, campanha, eleição e posse do Grêmio Estudantil da EMEF Prof. Américo Capelozza
Música: Awesome Call, de K...Continue lendo >>>
Organização, campanha, eleição e posse
Tudo começou com a eleição do representante de cada turma da escola.
Depois, a professora Marciley, do perí...Continue lendo >>>
Nossa escola recebeu a equipe da TV Câmara na tarde do dia 30 de abril, quarta-feira, durante o momento do canto do Hino Nacional Brasileiro e Hino...Continue lendo >>>
0
comentários:
Postar um comentário
Clique para ver o código! Para inserir emoticon você deve adicionar pelo menos um espaço antes do código.
0 comentários:
Postar um comentário
Clique para ver o código!
Para inserir emoticon você deve adicionar pelo menos um espaço antes do código.