0
As 5 Regiões do Brasil

NORDESTE




Danças Típicas

Maculelê
Dança executada por homens que dançam e cantam sob o comando de um mestre chamado 'macota'. Surgiu no período colonial para comemorar a boa fase de colheita. Essa dança também usa bastão e os instrumentos utilizados são os atabaques, pandeiros e violas. As músicas começam com o mestre e os outros respondem em coro.

Marajuda
A dança representa uma história onde uma nau fica perdida e consegue ser encontrada com a ajuda de Nossa Senhora. Além disso, aparecem na Marajuda informações sobre a Península Ibérica. São dois cordões de dançarinos que seguem o ritmo como se estivessem no balanço do mar e durante a quebra das ondas. Todos se vestem de marinheiro e batem em uma espécie de lata enquanto dançam.

Reisado
Dança típica de todo o estado do Piauí, é festejada a partir do Natal até o dia de Reis. São cerca de seis pessoas mascaradas que deixam a dança mais animada e alegre. Todos cantam ao som de uma música para chegada e despedida. São vários personagens como a Caipora, o Jaraguá, a Burrinha e a Cigana que vão dançando e se apresentado durante o Reisado. Além disso, ela é acompanhada de instrumentos (violão, sanfona, banjos, etc.).

Cavalo Piancó
É realizada com casais que ficam em círculos para imitar o trote do cavalo. São diversos passos que alternam a velocidade entre moderado e rápido. Como as músicas podem ser improvisadas, a coreografia pode ser alterada por isso.

Torém
É uma dança de origem indígena, composta por 20 pessoas, homens e mulheres, que se movimentama sob o ritmo aguaim. É designado também um chefe para o grupo.

Caninha Verde
Com origem em Portugal, esse ritmo chegou ao Brasil no período dos engenhos de açúcar. Essa dança é muito comum nas colônias de pescadores e tem entre seus passos a figura do casamento dos sertanejos, os cordões e os mestres.

Pagode, bambelô ou zambê
Os homens e mulheres que participam fazem uma roda e apenas uma pessoa fica no centro. A dança utiliza instrumentos musicais como os ganzás, pandeiros e caixas. Os dançarinos realizam passos ritmados e utilizam batidas e umbigadas durante a dança. As pessoas dançam e cantam músicas como as emboladas e as sextilhas.


Comidas Típicas

Tapioca;
Acarajé;
Vatapá;
Moqueca de peixe, ostra e camarão;
Buchada de bode;
Baião de dois;
Macaxeira ("aimpim ou mandioca" em outros lugares);
Mariscos e moluscos;
Lagosta;
Fritada de siri;
Paçoca (de carne);
Caruru;
Carne-de-sol;
Queijo coalho;
Cuscuz de milho.

0 comentários:

Postar um comentário