ESPESSURA E COR
Critério de Classificação: Espessura e CorRealizar a mesma dinâmica da atividade anterior com os atributos cor e espessura.
O atributo espessura deve ser o último a ser apresentado, pois para as crianças menores os conceitos de grosso e fino ainda não estão bem definidos, elas confundem com os conceitos de grande e pequeno. O ideal é trabalhar esses conceitos em outras situações, verificando os conceitos grosso e fino em livros, fatias de bolos, etc.
Só então esses conceitos devem ser apresentados nos blocos.
A PEÇA ESCONDIDA
O professor dispõe as peças de forma que estejam visíveis para os alunos.O próprio professor, de olhos vendados, pede para que uma criança retire uma peça e a esconda.
Caberá ao professor descobrir a peça escondida, fazendo perguntas ao grupo. Exemplo:
Ela é vermelha?
É grande?
Quando a peça for descoberta o professor cede o lugar para outra criança e o jogo continua.
ADIVINHAÇÃO
Formam-se dois conjuntos de peças de acordo com uma característica comum.Uma criança sai da sala e, ao voltar, tem que descobrir qual foi a peça adicionada aos conjuntos, fazendo perguntas para a classe.
TORRE COM TRÊS DIFERENÇAS
As crianças constroem uma torre, de tal modo que a peça de cima deverá ter três características diferentes da de baixo, e assim sucessivamente.CÓPIA COM TRANSFORMAÇÃO
Neste caso, a criança que vai copiar a figura montada por outra tem que transformar uma das características.Exemplo: toda vez que aparecer uma peça grande, deve substituí-la por uma pequena, conservando as outras propriedades. Ou fazer uma substituição de cor.
Veja abaixo as fotos dos professores de 2º ano apresentando essas oficinas
fonte:
MARTINS, Fernanda Medeiros Alves Besouchet. Dos blocos aos números: as operações lógicas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático da criança. In: Anais do IV Simpósio sobre Formação de Professores – SIMFOP Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus de Tubarão, 2012.
TOLEDO, Marília Barros de Almeida. Teoria e prática de matemática: como dois e dois, volume único: livro do professor. São Paulo: FTD, 2009.
0 comentários:
Postar um comentário