0

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


É importante que o professor conduza a criança à organização do pensamento, sua relação com cada ação individual e coletiva e a composição de resultado que se experimenta do concreto para a abstração no campo matemático.
Destacamos nesse primeiro momento a prática pedagógica com os Blocos Lógicos nos anos iniciais, pois há várias atividades que ajudam as crianças a desenvolver o raciocínio, a concentração e a capacidade de classificar.
Esses materiais foram criados na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, e são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato.
Eles facilitarão a vida dos alunos nos futuros encontros com números, operações, equações e outros conceitos da disciplina.
Sua função é dar aos alunos as ideias das primeiras operações lógicas, como correspondência e classificação. Essa importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).
Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa e identifica os atributos de cada peça.O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato).

ATIVIDADES E JOGOS COM O MATERIAL


É fundamental que o professor conheça bem as crianças antes de propor alguma atividade específica. Às vezes uma atividade que é considerada simples para um grupo de certa idade pode parecer difícil para outro grupo da mesma idade.
Os Blocos Lógicos podem ser trabalhados com crianças de diferentes faixas etárias. Porém recomendamos que o professor vivencie antecipadamente os jogos, para que se sinta seguro em sua aplicação.
É primordial que em nenhum momento o professor recrimine um aluno por suas respostas erradas no jogo. Ele deve fazer com que a própria criança perceba sua falha e tenha chance de corrigir o erro. Caso o aluno não perceba onde errou, o professor deve lançar a questão para a classe, fazendo com que os alunos se conscientizem da necessidade de estarem atentos durante o desenvolvimento do jogo, para poderem resolver todas estas questões.

Nos próximos dias publicaremos as atividades indicadas para cada faixa etária de nossas crianças.

0 comentários:

Postar um comentário