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O SALTA-POÇAS

O jogo começa com o professor contando uma história que contenha o tema poças.
Exemplo:

“Olavo foi brincar na rua logo após a chuva forte.
Como a rua estava cheia de poças, ele resolveu dar nome a cada uma delas. 
Agora vocês vão formar as poças usando peças do conjunto”.

Inicialmente, o professor deve introduzir a atividade pedindo para que o grupo forme cada poça com várias peças que tenham uma característica em comum. Feitas as poças, pede-se para uma criança dar um nome para a primeira delas, baseada na característica comum das peças que a formam.
Exemplo: a poça dos azuis; ou dos triângulos.
Outras crianças são chamadas para dar nomes às demais poças e, quando todas tiverem um nome, o professor pode pedir para que um aluno acrescente um pouco mais de água (uma peça) na próxima poça. A peça colocada deverá seguir a característica original da poça.

CLASSIFICAÇÃO COM DADOS

Com as formas todas juntas, joga-se um dado (que em vez de pontinhos em suas faces, apresenta as cores, por exemplo). As crianças deverão separar as peças de acordo com a cor que ficou na face superior do dado.  

Esse jogo pode variar utilizando nas faces dos dados os outros atributos. À princípio, convém utilizar um atributo por vez. Com a evolução do desempenho da turma, as atividades de classificação com dados podem chegar a utilizar os quatro atributos, mas o ideal é começar com apenas um dado e ir aumentando à medida que a criança demonstrar confiança e segurança.
Ao utilizar-se os quatro atributos ao mesmo tempo (forma, cor, tamanho e espessura), resultamos em uma única peça.
Torno a lembrar da importância da verbalização,principalmente na utilização dos conectivos e e ou.

CLASSIFICAÇÃO COM CARTÕES DE ATRIBUTOS

Os cartões substituem os dados, levando a criança a fazer uma reflexão sobre o fato de que dois opostos não podem acontecer simultaneamente.
Por exemplo, se uma criança vira dois cartões, o do atributo pequeno e o do atributo grande, ela terá que deixar um dos cartões de lado e escolher outro.
Com os dados essas situações não acontecem. A complexidade do jogo aumenta à medida que utilizamos mais cartões.
O jogo precisa de atenção constante para que a criança perceba as combinações possíveis e impossíveis de serem realizadas.


TABELAS DE ATRIBUTOS

Esses jogos são importantes porque estimulam a capacidade da criança para analisar as diversas características ou a capacidade de fazer uma síntese.
O professor cria uma tabela com 11 colunas (a quantidade de atributos existentes) e algumas linhas, sendo que na primeira linha indica com os símbolos todos os atributos, um por coluna. Para trabalhar a análise, o professor escolhe um dos blocos e pede que a criança coloque fichas nos atributos referentes ao bloco escolhido, verbalizando-os em seguida. A peça classificada deve ser sempre posta no início da fila, para que a criança consiga fazer uma associação entre a classificação e a peça classificada.

Já no caso da síntese o procedimento é o inverso. O professor coloca fichas nos atributos desejados e pede à criança que encontre a peça com os atributos determinados.
Nessas atividades é importante que a criança já esteja familiarizada com os símbolos de cada atributo.

SEQUÊNCIA LÓGICA

O objetivo é desenvolver a noção de sequência, onde as crianças montarão filas coloridas de acordo com uma ordem não explícita determinada pelo professor. 
Caso ache viável, o professor poderá utilizar a tabela ou os cartões de atributos.
A sequência pode ser com qualquer um dos atributos ou com mais de um atributo simultaneamente. 
Dependendo da idade, o jogo pode assumir um caráter competitivo, onde o professor determina uma sequência e distribui igualmente os blocos restantes às crianças. Em seguida, pede que elas descubram como a sequência foi formada e que completem com seus blocos de acordo com a ordem pré-determinada. 
Vence a criança que colocar suas peças antes das demais crianças.


Veja abaixo as fotos dos professores de 3º ano apresentando essas oficinas



fonte:
MARTINS, Fernanda Medeiros Alves Besouchet. Dos blocos aos números: as operações lógicas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático da criança. In: Anais do IV Simpósio sobre Formação de Professores – SIMFOP Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus de Tubarão, 2012.

TOLEDO, Marília Barros de Almeida. Teoria e prática de matemática: como dois e dois, volume único: livro do professor. São Paulo: FTD, 2009.

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