0



Objetivo: Desenvolver agrupamentos e trocas.
Os alunos simularão uma situação de compra e venda, mas em vez de dinheiro, usarão fichas coloridas retangulares feitas de papel cartão. A regra do jogo estipula que cada ficha vermelha equivale a 10 fichas azuis, ou seja, as crianças trabalharão o agrupamento de 10 unidades em uma dezena.
A moeda de troca serão as fichas. Cada grupo com 4 crianças, terá 20 fichas vermelhas e 60 azuis, além de 3 objetos que serão vendidos por grupo: você pode levar carrinhos, lápis de cor, bolinhas, por exemplo.
Monte uma tabela como a que segue para cada grupo e estipule um valor para os objetos. Deixe em branco as colunas “fichas vermelhas” e “fichas azuis”, pois elas serão preenchidas pelos grupos no decorrer da atividade.

Explique à turma que será realizado um bazar de compra e venda em cada grupo, que deve ser composto de um vendedor, um bancário e dois compradores. Diga que nesse bazar serão utilizadas fichas em vez de dinheiro e que a tabela deve ser preenchida nas colunas “fichas vermelhas” e “fichas azuis” com apenas algarismo em cada coluna. Nesse momento, anuncie a regra de que cada ficha vermelha equivale a 10 fichas azuis.
Distribua as tarefas aos membros do grupo:
Bancário: ficará com todas as fichas vermelhas e será o responsável por efetuar a troca de 10 fichas azuis por 1 vermelha;
Compradores: vão compartilhar as 60 fichas azuis e avaliar que objetos querem comprar;
Vendedor: tem como tarefa preencher a tabela no momento da compra, mas o grupo todo deve discutir com qual número devem fazê-lo.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, M. Verônica R. de. A influência dos jogos e materiais,pedagógicos na construção dos conceitos em matemática. Tese de Mestrado, USP, 1993.
_________.Matemática através de jogos. Disponível em: http://www.veronicaweb.com.br/download/manual2.pdf .Acesso:13 de jul. 2011.
CARDOSO, Virginia Garcia; Materiais didáticos para as quatro operações.IME-USP, 3ª edição. São Paulo,1996.
MONGELLI, Magda C.J.Godinho; COSTA, Heloísa L.Q.Gonçalves. Instrumentação para a pesquisa e Prática de ensino de MatemáticaI.UFMS. MS,2008.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Números e Operações.



SUGESTÕES DE JOGOS E SITES

0 comentários:

Postar um comentário