0


Nesta parte apresentaremos sugestões de como o professor poderá ensinar as quatro operações a seus alunos utilizando o Material Dourado.
É importante atentar que para cada uma das operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) há uma manipulação diferente.

A ADIÇÃO COM MATERIAL DOURADO

As parcelas
Distribua uma quantidade qualquer de peças a duas crianças. Por exemplo, uma placa (100),oito barras(80) e seis cubinhos (6) para uma delas e uma placa(100), três barras (30) e sete cubinhos (7) para outra. Então peça que digam quanto cada uma tem.A primeira deverá dizer 186 e a segunda, 137.

Primeiro, as unidades
Agora, deverão juntar as quantidades, fazendo as substituições possíveis, isto é, sete cubinhos com seis cubinhos dá treze. Portanto, deverão trocar por uma barra (10) e ficar com três cubinhos (3).


Mais equivalências
Da mesma forma, ao juntar três barras (30) com oito barras (80) e mais uma, da substituição anterior, ficarão com doze barras (120). Deverão trocar por uma placa (100) e ficar com duas barras (20). É fácil notar que devem começar as substituições pelos cubinhos.


Resultado final
Não há mais possibilidade de trocas. Basta agrupar as peças iguais e verificar o número final, 323, que resultada soma das duas quantidades iniciais.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, M. Verônica R. de. A influência dos jogos e materiais,pedagógicos na construção dos conceitos em matemática. Tese de Mestrado, USP, 1993.
_________.Matemática através de jogos. Disponível em: http://www.veronicaweb.com.br/download/manual2.pdf .Acesso:13 de jul. 2011.
CARDOSO, Virginia Garcia; Materiais didáticos para as quatro operações.IME-USP, 3ª edição. São Paulo,1996.
MONGELLI, Magda C.J.Godinho; COSTA, Heloísa L.Q.Gonçalves. Instrumentação para a pesquisa e Prática de ensino de MatemáticaI.UFMS. MS,2008.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Números e Operações.



SUGESTÕES DE JOGOS E SITES

0 comentários:

Postar um comentário