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Objetivo:Relacionar as peças do Material Dourado com o Quadro Valor de Lugar e compreender que o algarismo assume outro valor quando se leva em conta a sua posição.
O professor poderá propor aos alunos a seguinte situação:
1) Represente com o Material Dourado o número 345.
2) Represente este número no QVL (Quadro Valor de Lugar).

Em seguida, pede para que respondam a questões do tipo:
a) Quantas unidades vale o algarismo 4? ________
b) Quantas centenas vale o algarismo 3? ________
c) Quantas unidades vale o algarismo 5? ________
d) Quantas dezenas vale o algarismo 4? ________
e) Quantas unidades vale o algarismo 3? ________

VALOR ABSOLUTO – Valor do algarismo isoladamente.
VALOR RELATIVO – Valor do algarismo levando em conta a posição que ela ocupa.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, M. Verônica R. de. A influência dos jogos e materiais,pedagógicos na construção dos conceitos em matemática. Tese de Mestrado, USP, 1993.
_________.Matemática através de jogos. Disponível em: http://www.veronicaweb.com.br/download/manual2.pdf .Acesso:13 de jul. 2011.
CARDOSO, Virginia Garcia; Materiais didáticos para as quatro operações.IME-USP, 3ª edição. São Paulo,1996.
MONGELLI, Magda C.J.Godinho; COSTA, Heloísa L.Q.Gonçalves. Instrumentação para a pesquisa e Prática de ensino de MatemáticaI.UFMS. MS,2008.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Números e Operações.



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