0

Quanto você tem?
Distribua certa quantidade de peças a cada aluno. Por exemplo, uma placa, representando o número 100. Não é necessário repetir a mesma quantidade para cada aluno.

Quanto você me deve?
Diga, então, que todos lhe devem peças. Por exemplo, treze cubinhos. A conta, no caso, será 100 - 13.
Primeiramente troca-se a placa por dez barras.
Depois troca-se uma barra por dez cubinhos.

Com quanto você fica?
Em seguida, basta retirar uma barra (que vale 10) e três cubinhos (totalizando os treze que deve).
No final, o aluno constata que ficou com 87 (oito barras e sete cubinhos).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, M. Verônica R. de. A influência dos jogos e materiais,pedagógicos na construção dos conceitos em matemática. Tese de Mestrado, USP, 1993.
_________.Matemática através de jogos. Disponível em: http://www.veronicaweb.com.br/download/manual2.pdf .Acesso:13 de jul. 2011.
CARDOSO, Virginia Garcia; Materiais didáticos para as quatro operações.IME-USP, 3ª edição. São Paulo,1996.
MONGELLI, Magda C.J.Godinho; COSTA, Heloísa L.Q.Gonçalves. Instrumentação para a pesquisa e Prática de ensino de MatemáticaI.UFMS. MS,2008.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Números e Operações.



SUGESTÕES DE JOGOS E SITES

0 comentários:

Postar um comentário