0

ATIVIDADES UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO


As atividades propostas foram testadas e mostraram-se eficazes desde o 2º até o 5º ano. Muitas delas foram concebidas pensando-se em grupos de alunos, que não tenham mais do que 6 componentes.
O professor, com o conhecimento que tem de seus alunos, saberá em que ano/série cada atividade poderá ser aplicada com melhor rendimento. Várias das atividades podem ser aplicadas em mais de um ano/série, bastando para isso, pequenas modificações.
Utilizando o material, o professor notará em seus alunos um significativo avanço de aprendizagem. Em pouco tempo, estará enriquecendo essas sugestões e criando novas atividades adequadas a seus alunos, explorando assim as inúmeras possibilidades deste notável recurso didático.

JOGO LIVRE

Objetivo: Tomar contato com o material de maneira livre e sem regras.
Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres. O Material Dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas as relações entre as peças.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, M. Verônica R. de. A influência dos jogos e materiais,pedagógicos na construção dos conceitos em matemática. Tese de Mestrado, USP, 1993.
_________.Matemática através de jogos. Disponível em: http://www.veronicaweb.com.br/download/manual2.pdf .Acesso:13 de jul. 2011.
CARDOSO, Virginia Garcia; Materiais didáticos para as quatro operações.IME-USP, 3ª edição. São Paulo,1996.
MONGELLI, Magda C.J.Godinho; COSTA, Heloísa L.Q.Gonçalves. Instrumentação para a pesquisa e Prática de ensino de MatemáticaI.UFMS. MS,2008.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Números e Operações.



SUGESTÕES DE JOGOS E SITES

0 comentários:

Postar um comentário