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Objetivo: Perceber as relações que há entre as peças.
O professor sugere as seguintes montagens:
• uma barra
• uma placa feita de barras
• uma placa feita de cubinhos
• um bloco feito de barras
• um bloco feito de placas

O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:
• Quantos cubinhos vão formar uma barra?
• E quantos formarão uma placa?
• Quantas barras preciso para formar uma placa?

Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:
• Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?
• E com 27? É possível?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, M. Verônica R. de. A influência dos jogos e materiais,pedagógicos na construção dos conceitos em matemática. Tese de Mestrado, USP, 1993.
_________.Matemática através de jogos. Disponível em: http://www.veronicaweb.com.br/download/manual2.pdf .Acesso:13 de jul. 2011.
CARDOSO, Virginia Garcia; Materiais didáticos para as quatro operações.IME-USP, 3ª edição. São Paulo,1996.
MONGELLI, Magda C.J.Godinho; COSTA, Heloísa L.Q.Gonçalves. Instrumentação para a pesquisa e Prática de ensino de MatemáticaI.UFMS. MS,2008.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Números e Operações.


SUGESTÕES DE JOGOS E SITES

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