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I – Criação, Objetivos e Organização do Material Dourado

O Material Dourado (também conhecido como Material Multibase) pode ser usado para explorar a estrutura dos sistemas de numeração, os algoritmos associados às quatro operações básicas, conceitos geométricos e vários princípios algébricos fundamentais.
Criado por Maria Montessori, médica e educadora italiana, idealizadora de um conjunto de materiais destinado à educação de crianças com problemas de aprendizado, analisando os métodos de ensino da época, propôs mudanças compatíveis com sua filosofia de educação.
O nome “Material Dourado” era conhecido como “Material das Contas Douradas”, pois inicialmente era formado por contas amarelas.
As contas amarelas utilizadas, eram como as unidades de hoje, cubinhos de 1 cm por 1cm. Dez contas amarelas colocadas em arame bem firme, representavam a barra. Quando repetidas dez vezes estas barras ligando-as entre si, formavam um quadrado, obtendo a placa. Finalmente, dez placas sobrepostas e ligadas formavam um cubo.

II - Dicas de como trabalhar com o Material Dourado na Sala de Aula

Organização da classe:
a) Os alunos deverão formar duplas, juntando as carteiras, para que tenham espaço suficiente para utilizar o material e acompanhar as atividades propostas.
b) Sobre as carteiras, os alunos deverão deixar apenas o envelope com o material (ou a caixa do industrializado), lápis preto, papel sulfite e as atividades propostas.
Dinâmica de trabalho:
a) Antes de distribuir o material combine com os alunos que, após a realização das atividades, cada dupla deverá guardar o material como o receberam, verificando se não caiu nenhuma peça no chão.
b) Esclareça aos alunos que, com essas peças, eles realizarão algumas atividades propostas. Os alunos lerão as atividades e responderão cada uma em seu próprio ritmo.
c) Peça que abram o envelope ou a caixa e dê um tempo para que manipulem livremente o material. Em seguida, mostre cada peça, nomeando-as: cubinho, barra, placa e cubo. Peça então que separem as peças segundo essa classificação.
d) Ao final de cada atividade, quando todos tiverem terminado, faça a correção coletiva, procurando discutir as diferentes soluções.
Procedimentos:
a) Permitir que os alunos tenham oportunidade de explorar o material, antes de iniciar as atividades;
b) Dar tempo suficiente para que os alunos possam trabalhar cada atividade com calma;
c) Observar a evolução de cada aluno, pois às vezes é necessário acrescentar, formular as atividades para que a aprendizagem seja significativa;
d) Antes de distribuir o material, combinar com a classe como este deverá ser usado e quem ficará responsável por guardar as peças em cada grupo.

Nota para o Professor: Compreender que os alunos, quando utilizam um determinado material, ficam mais agitados, e conversam mais do que o normal. Essas conversas são sinais de análise, reflexão e conclusão, fundamentais para aprendizagem.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, M. Verônica R. de. A influência dos jogos e materiais,pedagógicos na construção dos conceitos em matemática. Tese de Mestrado, USP, 1993.
_________.Matemática através de jogos. Disponível em: http://www.veronicaweb.com.br/download/manual2.pdf .Acesso:13 de jul. 2011.
CARDOSO, Virginia Garcia; Materiais didáticos para as quatro operações.IME-USP, 3ª edição. São Paulo,1996.
MONGELLI, Magda C.J.Godinho; COSTA, Heloísa L.Q.Gonçalves. Instrumentação para a pesquisa e Prática de ensino de MatemáticaI.UFMS. MS,2008.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Números e Operações.


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