0

Objetivos: incentivar o aluno a identificar o sistema de numeração proposto na atividade verificando a base, o fato de ter ou não valor posicional, a utilização de princípios de adição e subtração em sua representação e a quantidade de símbolos utilizados.
Desafio: aproximar-se da base decimal.
Materiais: um saquinho com 100 tampinhas para cada grupo de alunos e uma tabela conforme modelo abaixo para cada jogador:
O professor deverá apresentar aos alunos as regras para o jogo:
• Cada aluno de olhos fechados tentará retirar do pacote 10 tampinhas de uma só vez;
• Feito isto, cada aluno conta as tampinhas para verificar quantas tampinhas retirou, anotando na tabela apresentada acima, a quantidade de tampinhas retiradas e também o quanto passou ou o quanto faltou para 10;
• Repete-se este procedimento por quatro rodadas.
• Cálculo da Pontuação:
   Quem tirar exatamente 10 faz 20 pontos;
   Quem tirar 11 ou 9, faz 10 pontos;
   As demais quantidades não resultam em marcação de pontos.
• Ganha o jogo o aluno que conseguir fazer a maior pontuação ao final das rodadas.

Esta atividade trabalha o SND (Sistema de Numeração Decimal) levando a criança a perceber o funcionamento mesmo que informal deste sistema. Esta atividade é válida no sentido de preparar a criança para trabalhar os conceitos de adição e subtração de números neste sistema.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, M. Verônica R. de. A influência dos jogos e materiais,pedagógicos na construção dos conceitos em matemática. Tese de Mestrado, USP, 1993.
_________.Matemática através de jogos. Disponível em: http://www.veronicaweb.com.br/download/manual2.pdf .Acesso:13 de jul. 2011.
CARDOSO, Virginia Garcia; Materiais didáticos para as quatro operações.IME-USP, 3ª edição. São Paulo,1996.
MONGELLI, Magda C.J.Godinho; COSTA, Heloísa L.Q.Gonçalves. Instrumentação para a pesquisa e Prática de ensino de MatemáticaI.UFMS. MS,2008.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Números e Operações.


SUGESTÕES DE JOGOS E SITES

0 comentários:

Postar um comentário